Quando falamos de futuro vêm à nossa cabeça ideias que mais parecem ficção científica. No entanto, ao falarmos de profissões do futuro, estamos nos referindo a algo bem próximo do que podemos chamar de realidade.

Diante disso, fica o questionamento: como nós, enquanto profissionais em construção de carreira, podemos nos preparar para a transformação do mercado de trabalho?

Pensando nessa pergunta, criamos esse texto para lhe ajudar a se preparar para as mudanças que o “futuro” nos traz. Quer descobrir como se planejar? Então, continue aqui!

Mudanças no mercado de trabalho



Ao falarmos em profissão do futuro, uma certa ansiedade é gerada pelo medo do desconhecido. No entanto, essa realidade, em partes, já está presente atualmente e estamos nos saindo bem.

Todavia, para garantirmos nosso sustento com sucesso, precisaremos nos adaptar às mudanças do mercado de trabalho, não somente às que já estão presentes, mas às muitas transformações que estão perto de chegar.

Em termos de tecnologia, o mundo de hoje está muito além do que estava há 10 anos. Na mesma lógica, podemos acreditar que está muito atrasado perto das inovações de 10 anos à frente. Diante disso, podemos ter certeza que o analógico será cada vez mais suprimido pelo digital.

No mundo corporativo, não poderia ser diferente. Assim como antigamente precisávamos de arquivos físicos enormes para guardar todos os papéis, hoje a maior parte dos documentos são guardados na nuvem, digitalizados e podendo ser acessados de qualquer lugar do planeta.

Dessa forma, sabemos que, com o avanço da tecnologia, muitas mudanças irão acontecer. Isso afetará diretamente nossa realidade profissional, e nós precisaremos estar preparados para as transformações. Por isso, a qualificação para as chamadas profissões do futuro precisará começar agora.
 

Como se preparar para as mudanças?


Diante das mudanças gritantes e do medo do desconhecido, a pergunta de um milhão de dólares é: como se preparar para as transformações que as profissões do futuro trarão? A resposta ainda está aberta, pois as transições acontecem a todo tempo. Mas já temos algumas chaves, você pode conferi-las abaixo:

 

Aprenda a conviver com a automação de processos


Em um mundo cada vez menos analógico, algumas atividades que antigamente eram manuais serão automatizadas.

A princípio, essa novidade pode parecer chocante e gerar conclusões precipitadas, do tipo: “vou perder meu trabalho para as máquinas”, mas “não!!”. Esse é o primeiro ponto que reforça a necessidade de capacitação para lidar com as profissões do futuro.

A grande questão, muito pouco difundida, sobre as profissões do futuro é que a reinvenção de antigos trabalhos também faz parte dela. Assim, trabalhos novos irão surgir, e os antigos irão se reinventar.

Aqui, só serão substituídos os profissionais que não se prepararem e estiverem abertos para a mudança. Agora você deverá se comportar como o gestor desse mecanismo de automação. Dessa forma, você deverá se preparar.


Para se destacar, conheça as ferramentas utilizadas pela sua empresa, procure saber se existem ferramentas com novas funcionalidades e se especialize nelas. Por meio delas, você poderá alcançar o seu sucesso.

Desenvolva as habilidades das profissões do futuro


Assim como aprender a lidar com as ferramentas de automação é importante, outras habilidades precisarão ser desenvolvidas nesse processo.

As habilidades técnicas continuarão sendo muito importantes, sem dúvidas. No entanto, o ouro das profissões do futuro será o que os recursos humanos chamam de soft skills.

Talvez você se pergunte o que é isso, então vamos explicar: soft skills são as habilidades sociocomportamentais, ligadas à capacidade mental e emocional de profissionais, como empatia, capacidade de persuasão, capacidade analítica e senso de liderança.

O desenvolvimento dessas habilidades é fundamental, pois é o principal diferencial entre homem e máquina. Apesar de as máquinas serem muito efetivas em realizar atividades técnicas, elas falham consideravelmente no que tange à capacidades sociocomportamentais.

Dessa forma, para se diferenciar diante das transformações do mercado de trabalho e ser bem sucedido na nova realidade trazida pelas profissões do futuro, desenvolver soft skills é essencial.

 

Atualize seus conhecimentos
 

Você pode se preparar com as melhores técnicas; na verdade, você deve se preparar com as melhores técnicas. Porém isso, só, não será suficiente.

Lembra que o mundo está sempre se atualizando e que, com isso, as transformações do mercado de trabalho são constantes? Então…

Para se manter no jogo das profissões do futuro, você precisará não apenas desenvolver habilidades, mas mantê-las sempre atualizadas para não perder as oportunidades da vez.

Capriche nas suas qualificações e não se esqueça que a educação deve ser continuada. Invista em uma boa faculdade e mantenha seus cursos de aperfeiçoamento atualizados.

Com todas essas dicas, você já sabe como começar a se preparar para as transformações do mercado de trabalho trazidas pelas profissões do futuro. Agora só falta analisar qual será o próximo passo na sua preparação. Nesse trajeto, se quiser conferir os cursos de qualificação que a Univille oferece, é só clicar aqui.