UNIVILLE

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE
PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ODONTOLOGIA
4º SEMESTRE - 2023-2

1. Curso:
Curso: ODONTOLOGIA
Missão do curso: Contribuir com o desenvolvimento sustentável regional por meio da formação de profissionais que atuem no campo da Odontologia, eticamente comprometidos com o desenvolvimento humano, a produção do conhecimento científico e a promoção da saúde do ser humano.
Perfil profissiográfico: Consideramos que a formação de profissionais (formação de recursos humanos para a comunidade), necessita de uma visão global da questão da saúde bucal. Esta visão deve ter como base uma estrutura curricular que responda às demandas do mercado de trabalho e às transformações tecnológicas que estão ocorrendo na área da odontologia. Estes fatores são fundamentais para trabalho do cirurgião-dentista e o Curso de Odontologia da UNIVILLE fundamentar-se-á em diretrizes pedagógicas capazes de superar os modelos vigentes.

Nesse sentido, a proposta do Curso é de formar profissionais capacitados a atuar na programação e execução de práticas odontológicas individuais e coletivas, de forma a obter um impacto social positivo junto à comunidade.

O Curso de Graduação em Odontologia tem como perfil do formando egresso/profissional o Cirurgião Dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

A formação do Cirurgião Dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e

Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

A formação do Cirurgião Dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas.


I - respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
II - atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
III - atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
IV - reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
V - exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
VI - conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
VII - desenvolver assistência odontológica individual e coletiva;
VIII - identificar em pacientes e em grupos populacionais as doenças e distúrbios buco-maxilo-faciais e realizar procedimentos adequados para suas investigações, prevenção, tratamento e controle;
IX - cumprir investigações básicas e procedimentos operatórios;
X - promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais;
XI - comunicar e trabalhar efetivamente com pacientes, trabalhadores da área da saúde e outros indivíduos relevantes, grupos e organizações;
XII - obter e eficientemente gravar informações confiáveis e avaliá-las objetivamente;
XIII - aplicar conhecimentos e compreensão de outros aspectos de cuidados de saúde na busca de soluções mais adequadas para os problemas clínicos no interesse de ambos, o indivíduo e a comunidade;
XIV - analisar e interpretar os resultados de relevantes pesquisas experimentais, epidemiológicas e clínicas;
XV - organizar, manusear e avaliar recursos de cuidados de saúde efetiva e eficientemente;
XVI - aplicar conhecimentos de saúde bucal, de doenças e tópicos relacionados no melhor interesse do indivíduo e da comunidade;
XVII - participar em educação continuada relativa a saúde bucal e doenças como um componente da obrigação profissional e manter espírito crítico, mas aberto a novas informações;
XVIII - participar de investigações científicas sobre doenças e saúde bucal e estar preparado para aplicar os resultados de pesquisas para os cuidados de saúde;
XIX - buscar melhorar a percepção e providenciar soluções para os problemas de saúde bucal e áreas relacionadas e necessidades globais da comunidade;
XX - manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta, e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional;
XXI - estar ciente das regras dos trabalhadores da área da saúde bucal na sociedade e ter responsabilidade pessoal para com tais regras;
XXII - reconhecer suas limitações e estar adaptado e flexível face às mudanças circunstanciais;
XXIII - colher, observar e interpretar dados para a construção do diagnóstico;
XXIV - identificar as afecções buco-maxilo-faciais prevalentes;
XXV - propor e executar planos de tratamento adequados;
XXVI - realizar a preservação da saúde bucal;
XXVII - comunicar-se com pacientes, com profissionais da saúde e com a comunidade em geral;
XXVIII - trabalhar em equipes interdisciplinares e atuar como agente de promoção de saúde;
XXIX - planejar e administrar serviços de saúde comunitária;
XXX - acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, novos materiais, biotecnologia) no exercício da profissão.


Um profissional de Odontologia deve cumprir certas competências que são transcendentais para o exercício profissional, as quais devem ser transversais ao currículo e que se devem materializar nas propostas curriculares.

Assim, o profissional de odontologia formado pela UNIVILLE deverá estar capacitado a pesquisar e analisar os problemas estomatológicos mais prevalentes e significativos da comunidade, formulando e executando as ações mais adequadas para modificá-los favoravelmente.

Em geral, tem-se como “perfil” do egresso dos cursos de Odontologia um “profissional generalista com sólida formação técnica-científica, humanistica e ética, orientada para a promoção da saúde, com ênfase na prevenção de doenças bucais prevalentes” (Documentos da Comissão de Especialistas de Odontologia da SESU/MEC, folha de rosto). Nesse encaminhamento, prosseguindo com a análise, o já citado documento da SESU/MEC sugere da necessidade de desdobrar-se esse conceito de “profissional generalista” para o cirurgião-dentista e de adequá-lo, em seus detalhes, ao estudante que receberá a formação específica do Curso, como preparação para sua atuação profissional. Seja essa atuação como autônomo ou, como prestador de serviços. E, atuação com produtividade e qualidade. E esta visão é plenamente compartilhada pelo curso de Odontologia da UNIVILLE.
Sobretudo, é entendimento dos profissionais deste curso de Odontologia que o Cirurgião-Dentista deva atuar tendo como preocupação a promoção da saúde bucal da população, num contexto onde embora exista um trabalho preventivo, ainda é muito evidente a prevalência da cárie e doenças periodontais.

Nesse panorama, portanto, o objetivo de formar cirurgião-dentistas com formação humanista, ética e cientifica, com conhecimentos, habilidades e comportamentos que permitam decidir e atuar com segurança e propriedade na promoção da saúde e na prevenção para atender às necessidades sociais é, sem dúvidas, o fator de grande relevância do Curso de Odontologia da UNIVILLE.

Assim, complementando ainda este raciocínio, o Currículo do Curso de Odontologia da UNIVILLE enfatizará o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos problemas, habilitando o acadêmico a também entender os problemas em toda sua dimensão, buscando as alternativas de solução mais apropriadas.

Ainda, serão enfatizados no currículo, os domínios teóricos e metodológicos da produção cientifica que possibilitará o desenvolvimento constante de projetos de investigação, estimulando a capacidade crítica e criativa do estudante.

Nesse sentido, o currículo do curso de Odontologia da UNIVILLE visa habilitar profissionais para atuarem:

- no diagnóstico e tratamento da boca, e dos dentes e dos maxilares;
- na execução de atividades de promoção de saúde através da intervenção direta e da educação dos pacientes;
- na execução e elaboração de programas de atenção à saúde bucal em população através dos órgãos de saúde pública;
- na restauração, extração de dentes, tratamento de canais, correção de irregularidade dos dentes substituindo-os por próteses fixas e removíveis;
- na orientação, informação e motivação no sentido de levar o paciente a manter a higiene bucal, bem como a utilizar os recursos preventivos de uso domésticos;
- na aplicação de tratamentos destinados ao controle de doenças ou irritações das partes moles da boca: gengiva, bochecha, lábios e língua;
- no atendimento de pacientes especiais como: deficientes, portadores de doenças infecto-contagiosas, síndromes, que apresentam manifestações na cavidade bucal;
- no atendimento a pacientes em consultório privado, hospitais, ambulatórios e postos de saúde vinculados ao SUS.

Cabe ressaltar, entretanto, que a filosofia do curso de Odontologia pretendido, em especial, dará ênfase ao aspecto preventivo, individual e coletivo, contrastando com o tradicional aspecto curativo e individual. Estará, portanto, o profissional, preparado para executar ações de promoção de saúde.
2. Dados de Identificação
Período letivo: 2023-2
Disciplina: PERIODONTIA II
Professor: MAURICIO COLIN BARBOSA CORDEIRO
Carga horária: 90 Série ou Semestre: 4
3. Ementa da disciplina
Classificação das doenças periodontais e tratamento. Controle químico da placa supra e subgengival. Influencias sistêmicas sobre o periodonto. Correlação da periodontia com outras áreas da odontologia. Fatores de risco para a doença periodontal. Anatomia perimplantar, mucosite e perimplantite. Estudos dos principais recursos cirúrgicos no tratamento das doenças periodontais. Terapia periodontal de suporte e estudos de casos clínicos.
4. Importância da disciplina na formação do egresso: (Justificativa)
A periodontia tem uma grande importância na formação do profissional da odontologia, já que depois da cárie dentária, a doença periodontal é responsável por grande número de perdas dentárias na população brasileira sendo considerada também como um problema de saúde pública no Brasil.
E o futuro cirurgião-dentista tem que saber diagnosticar e tratar as enfermidades bucais.
5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes para a formação do egresso)
Fornecer ao aluno de odontologia conhecimento atualizado a respeito do diagnóstico, tratamento e monitoramento do processo saúde/doença periodontal dentro dos princípios de promoção da saúde bucal e sua inter-relação com outras disciplinas.
6. Objetivos específicos (prever o desdobramento das ações/procedimentos para alcançar objetivo geral)
Proporcionar ao aluno da odontologia a capacitação necessária para:
- Reconhecer outras formas de doenças e condições que afetam o periodonto, bem como seu tratamento
- Avaliar e reavaliar os tecidos periodontais após terapia inicial
- Diagnosticar e tratar outras enfermidades da boca que sejam correlatas com a doença periodontal
- Executar outras formas de tratamento quando for necessário a nível de saúde pública, atuando na promoção de saúde bucal e geral dos indivíduos.
7. Descrever proposta(s) de integração curricular (Propor, pelo menos, uma atividade pedagógica que envolva outras disciplinas, cursos, campo de trabalho)
O aluno da odontologia necessita conhecimento de várias disciplinas
correlatas para aprender bem periodontia. Neste contexto podemos distinguir como Básicas para esse aprendizado: Biossegurança, Microbiologia, Odontologia Coletiva, Patologia, Dentística Restauradora, Oclusão e Prótese dentária.
8. Unidades e Tópicos
Número de Aulas Nome Tópicos Procedimentos e ensino/aprendizagem Atividades de Avaliação
5 Controle químico da placa supragengival

- Propriedades necessárias dos agentes químicos auxiliares da higiene bucal à serem utilizados na cavidade bucal. - Tipos de agentes químicos coadjuvantes com o controle do biofilme supragengival..

Aula expositiva. Estudo dirigido. Aula prática de casos clínicos. Apresentação de trabalho em grupo. Prova escrita objetiva e/ou subjetiva. Prova rápida. Seminários e trabalhos científicos.
5 Controle químico da placa subgengival

Propriedades gerais dos agentes químicos sistêmico contra o biofilme subjentival. - Propriedades gerais de agentes químicos locais com liberação controlada contra o biofilme subjentival. - tipos de agentes químicos coadjuvantes com controle do biofi

Aula expositiva. Estudo dirigido. Aula de casos clínicos. Apresentação de trabalho em grupo. Prova escrita objetiva e/ou subjetiva. Prova rápida. Seminário e trabalho científico.
5 Terapia periodontal de suporte

- Sinônimo, conceito e objetivos da terapia periodontal de suporte. - Sequência de procedimentos clínicos na terapia periodontal de suporte (TPS). - Resultados clínicos possíveis na reavaliação da região supragengival na TPS. - Resultados clínicos po

Aula expositiva, Estudo dirigido. Aula prática de casos clínicos. Apresentação de trabalho em grupo. Prova escrita objetiva e/ou subjetiva. Prova rápida. Seminário e trabalhos científicos.
5 Fatores de risco periodontal

- Conceitos. - Como identificar possíveis fatores de risco. - Situações que são considerados fatores de risco periodontal. - Indicadores de risco periodontal. - Determinantes de risco periodontal. - Marcadores/previsores de risco à doença periodontal

Aula expositiva, Estudo dirigido. Aula prática de casos clínicos. Apresentação de trabalho em grupo. Prova escrita objetiva e/ou subjetiva. Prova rápida. Seminário e trabalhos científicos.
5 Diagnóstico e condições mucogengivais

- Classificação das doenças e condições periodontais de 2017 - Classificação das deformidades e condições mucogengivais de 2018 - Quantidade de tecido gengival - Biotipo periodontal - Recessão gengival

Aula expositiva, Estudo dirigido. Aula prática de casos clínicos. Apresentação de trabalho em grupo. Prova escrita objetiva e/ou subjetiva. Prova rápida. Seminário e trabalhos científicos.
5 Interrelação periodontia com prótese dentária

- Interrelação perio-prótese quanto preparo protético. - Interrelação perio-prótese quanto ao contorno protético em dente unitário. -Interrelação perio-prótese quanto ao contorno protético em dente ferulizado. - Interrelaçao perio-mprótese quanto a t

Aula expositiva, Estudo dirigido. Aula prática de casos clínicos. Apresentação de trabalho em grupo. Prova escrita objetiva e/ou subjetiva. Prova rápida. Seminário e trabalho científico.
5 Lesão de furca

- Fatores etiológicos. - Diagnóstico das lesões de furca. - Padrões de perda óssea na lesão de furca. - Classificação do envolvimento da furca da doença periodontal. - Formas de tratamento da lesão de furca. - Prognóstico das lesões de furca.

Aula expositiva, Estudo dirigido. Aula prática de casos clínicos. Apresentação de trabalho em grupo. Prova escrita objetiva e/ou subjetiva. Prova rápida. Seminário e trabalho científico.
5 Doença periodontal necrosante

- Conceito - Fatores etiológicos - Fatores predisponentes - Microbiologia - Classificação - Diagnóstico diferencial - Tratamento

Aula expositiva, Estudo dirigido. Aula prática de casos clínicos. Apresentação de trabalho em grupo. Prova escrita objetiva e/ou subjetiva. Prova rápida. Seminário e trabalho científico.
5 Abcesso periodontal e Pericoronarite

Pericoronaritte: - Conceito. - Etiologia. - Tratamento de urgência. - Tratamento complementar. Abcesso Periodontal: - Conceito. - Sinais e sintomas. - Microbiiologia. - Classificação

Aula expositiva, Estudo dirigido. Aula prática de casos clínicos. Apresentação de trabalho em grupo. Prova escrita objetiva e/ou subjetiva. Prova rápida. Seminário e trabalho científico
5 Interrelação periodontia-endodontia: lesão endoperiodontal

- Tabela da classificação das lesões endoperiodontais de 2017. - Conceito - Microbiologia - Fatores de risco - Diagnóstico

Aula expositiva, Estudo dirigido. Aula prática de casos clínicos. Apresentação de trabalho em grupo. Prova escrita objetiva e/ou subjetiva, Prova rápida. Seminário e trabalho científico.
5 Defeito ósseo periodontal e Mobilidade dental

- Destruição óssea causada pela extensão da inflamação gengival. - Fatores determinantes da morfologia óssea na doença periodontal. - Padrões de destruição óssea na doença periodontal.

Aula expositiva, Estudo dirigido. Aula prática de casos clínicos. Apresentação de trabalho em grupo. Prova escrita objetiva e/ou subjetiva. Prova rápida. Seminário e trabalho científico
5 Princípio básico de cirurgia periodontal

- Indicação das cirurgias periodontais. - Princípios das incisões periodontais. - Princípios dos retalhos periodontais. - Princípio das coadaptações do retalho. - Classificação das técnicas cirúrgicas periodontais.

Aula expositiva, Estudo dirigido. Aula prática de casos clínicos. Apresentação de trabalho em grupo. Prova escrita objetiva e/ou subjetiva. Prova rápida. Seminário e trabalho científico.
5 Interrelação perio-oclusão

- Características da força excessiva sobre o periodonto de inserção. - Conceito de trauma de oclusão. - Classificação do trauma oclusal. - Efeito das forças oclusais excessivas sobre a polpa dentária. - Relação entre as doenças periodontias e o traum

Aula expositiva, Estudo dirigido. Aula prática de casos clínicos. Apresentação de trabalho em grupo. Prova escrita objetiva e/ou subjetiva. Prova rápida. Seminário e trabalho científico.
5 Medicina periodontal

- Biopatologia da periodontite. - Introdução a medicina periodontal. - Quadro do sistema orgânico e condições possivelmente influenciada pela infecção periodontal. - Histórico da medicina periodontal. - Doenças sistêmicas que estão mais adiantadas no

Aula expositiva, Estudo dirigido. Aula prática de casos clínicos. Apresentação de trabalho em grupo. Prova escrita objetiva e/ou subjetiva. Prova rápida. Seminário e trabalho científico.
20 Seminários

- Apresentar temas ou artigos científicos relacionados com a periodontia.

Apresentação expositiva e temas relacionados com a disciplina de periodontia, em grupo ou individual, como forma de complementação de sua capacidade cognitiva. Nota pela apresentação e desempenho.
9. Referências básicas = três exemplares para cada referência, conforme projeto do curso.
LINDHE, Jan; LANG, Niklaus; KARRING, Thorkild. Tratado de periodontia e Implantologia oral. 2018. 6ª ed.1312p. Rio de Janeiro. Editora Gen Guanabara Koogan. ISBN: 9788527732901 MICHAEL, Newman. CARRANZA, FA Periodontia Clínica.2020. 13ed. 1040p.ED. ELSEVIER. ISBN 9788595151161 COLIN, Mauricio Barbosa Cordeiro; SCHROEDER, Maria Dalva Souza; CONSTANZA Marin,Rios Odebrecht; ANDRADES, Kesly Mary Ribeiro A. Manual prático da disciplina de Periodontia com a nova classificação da doença periodontal: abrangendo abcesso periodontal, doença periodontal necrozante e lesão endoperiodontal. Editora UNIVILLE, Joinville - SC2020. ISBN 9786587142012
10. Referências Complementares
SATO, NAOSHI. Cirurgia Periodontal: ATLAS CLÍNICO. 2002. SÃO PAULO. 447 p. EDITORA QUINTESSENCE, LTDA. SAMAPAIO, EDUARDO DE MESQUEITA. PERIOBOOK: Classificação das doenças periodontais. 2019. São Paulo, editora quitessence LTDA. 88p. ISBN 9788578891626 KAHN, SERGIO; FISCHER, RICARDO GUIMARÃES; TAVARES DIAS, ALEANDRA ET AL. Periodontia e Implantodontia Contemporânea. 2019. SÃO PAULO. ED. Quintessense, LTDA. 689 p. ISBN 9788578891657 BORGHETTI, ALAIN; MONNET-CORTI, VIRGINIE ET AL. Cirurgia Plástica Periodontal. 2011. 2 EDIÇÃO. PORTO ALEGRE. EDITORA ARTMED S.A
11. Observações
Esse programa pode ser alterado durante o semestre de acordo com o desempenho da turma.
"Sujeito a mudanças ao longo do período letivo de acordo com o andamento das atividades didático pedagógicas."


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Dimensionar o número de aulas previstas de acordo com o Calendário Letivo da UNIVILLE