UNIVILLE

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE
PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ODONTOLOGIA
6º SEMESTRE - 2024-2

1. Curso:
Curso: ODONTOLOGIA
Missão do curso: Contribuir com o desenvolvimento sustentável regional por meio da formação de profissionais que atuem no campo da Odontologia, eticamente comprometidos com o desenvolvimento humano, a produção do conhecimento científico e a promoção da saúde do ser humano.
Perfil profissiográfico: Consideramos que a formação de profissionais (formação de recursos humanos para a comunidade), necessita de uma visão global da questão da saúde bucal. Esta visão deve ter como base uma estrutura curricular que responda às demandas do mercado de trabalho e às transformações tecnológicas que estão ocorrendo na área da odontologia. Estes fatores são fundamentais para trabalho do cirurgião-dentista e o Curso de Odontologia da UNIVILLE fundamentar-se-á em diretrizes pedagógicas capazes de superar os modelos vigentes.

Nesse sentido, a proposta do Curso é de formar profissionais capacitados a atuar na programação e execução de práticas odontológicas individuais e coletivas, de forma a obter um impacto social positivo junto à comunidade.

O Curso de Graduação em Odontologia tem como perfil do formando egresso/profissional o Cirurgião Dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

A formação do Cirurgião Dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e

Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

A formação do Cirurgião Dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas.


I - respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
II - atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
III - atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
IV - reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
V - exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
VI - conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
VII - desenvolver assistência odontológica individual e coletiva;
VIII - identificar em pacientes e em grupos populacionais as doenças e distúrbios buco-maxilo-faciais e realizar procedimentos adequados para suas investigações, prevenção, tratamento e controle;
IX - cumprir investigações básicas e procedimentos operatórios;
X - promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais;
XI - comunicar e trabalhar efetivamente com pacientes, trabalhadores da área da saúde e outros indivíduos relevantes, grupos e organizações;
XII - obter e eficientemente gravar informações confiáveis e avaliá-las objetivamente;
XIII - aplicar conhecimentos e compreensão de outros aspectos de cuidados de saúde na busca de soluções mais adequadas para os problemas clínicos no interesse de ambos, o indivíduo e a comunidade;
XIV - analisar e interpretar os resultados de relevantes pesquisas experimentais, epidemiológicas e clínicas;
XV - organizar, manusear e avaliar recursos de cuidados de saúde efetiva e eficientemente;
XVI - aplicar conhecimentos de saúde bucal, de doenças e tópicos relacionados no melhor interesse do indivíduo e da comunidade;
XVII - participar em educação continuada relativa a saúde bucal e doenças como um componente da obrigação profissional e manter espírito crítico, mas aberto a novas informações;
XVIII - participar de investigações científicas sobre doenças e saúde bucal e estar preparado para aplicar os resultados de pesquisas para os cuidados de saúde;
XIX - buscar melhorar a percepção e providenciar soluções para os problemas de saúde bucal e áreas relacionadas e necessidades globais da comunidade;
XX - manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta, e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional;
XXI - estar ciente das regras dos trabalhadores da área da saúde bucal na sociedade e ter responsabilidade pessoal para com tais regras;
XXII - reconhecer suas limitações e estar adaptado e flexível face às mudanças circunstanciais;
XXIII - colher, observar e interpretar dados para a construção do diagnóstico;
XXIV - identificar as afecções buco-maxilo-faciais prevalentes;
XXV - propor e executar planos de tratamento adequados;
XXVI - realizar a preservação da saúde bucal;
XXVII - comunicar-se com pacientes, com profissionais da saúde e com a comunidade em geral;
XXVIII - trabalhar em equipes interdisciplinares e atuar como agente de promoção de saúde;
XXIX - planejar e administrar serviços de saúde comunitária;
XXX - acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, novos materiais, biotecnologia) no exercício da profissão.


Um profissional de Odontologia deve cumprir certas competências que são transcendentais para o exercício profissional, as quais devem ser transversais ao currículo e que se devem materializar nas propostas curriculares.

Assim, o profissional de odontologia formado pela UNIVILLE deverá estar capacitado a pesquisar e analisar os problemas estomatológicos mais prevalentes e significativos da comunidade, formulando e executando as ações mais adequadas para modificá-los favoravelmente.

Em geral, tem-se como “perfil” do egresso dos cursos de Odontologia um “profissional generalista com sólida formação técnica-científica, humanistica e ética, orientada para a promoção da saúde, com ênfase na prevenção de doenças bucais prevalentes” (Documentos da Comissão de Especialistas de Odontologia da SESU/MEC, folha de rosto). Nesse encaminhamento, prosseguindo com a análise, o já citado documento da SESU/MEC sugere da necessidade de desdobrar-se esse conceito de “profissional generalista” para o cirurgião-dentista e de adequá-lo, em seus detalhes, ao estudante que receberá a formação específica do Curso, como preparação para sua atuação profissional. Seja essa atuação como autônomo ou, como prestador de serviços. E, atuação com produtividade e qualidade. E esta visão é plenamente compartilhada pelo curso de Odontologia da UNIVILLE.
Sobretudo, é entendimento dos profissionais deste curso de Odontologia que o Cirurgião-Dentista deva atuar tendo como preocupação a promoção da saúde bucal da população, num contexto onde embora exista um trabalho preventivo, ainda é muito evidente a prevalência da cárie e doenças periodontais.

Nesse panorama, portanto, o objetivo de formar cirurgião-dentistas com formação humanista, ética e cientifica, com conhecimentos, habilidades e comportamentos que permitam decidir e atuar com segurança e propriedade na promoção da saúde e na prevenção para atender às necessidades sociais é, sem dúvidas, o fator de grande relevância do Curso de Odontologia da UNIVILLE.

Assim, complementando ainda este raciocínio, o Currículo do Curso de Odontologia da UNIVILLE enfatizará o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos problemas, habilitando o acadêmico a também entender os problemas em toda sua dimensão, buscando as alternativas de solução mais apropriadas.

Ainda, serão enfatizados no currículo, os domínios teóricos e metodológicos da produção cientifica que possibilitará o desenvolvimento constante de projetos de investigação, estimulando a capacidade crítica e criativa do estudante.

Nesse sentido, o currículo do curso de Odontologia da UNIVILLE visa habilitar profissionais para atuarem:

- no diagnóstico e tratamento da boca, e dos dentes e dos maxilares;
- na execução de atividades de promoção de saúde através da intervenção direta e da educação dos pacientes;
- na execução e elaboração de programas de atenção à saúde bucal em população através dos órgãos de saúde pública;
- na restauração, extração de dentes, tratamento de canais, correção de irregularidade dos dentes substituindo-os por próteses fixas e removíveis;
- na orientação, informação e motivação no sentido de levar o paciente a manter a higiene bucal, bem como a utilizar os recursos preventivos de uso domésticos;
- na aplicação de tratamentos destinados ao controle de doenças ou irritações das partes moles da boca: gengiva, bochecha, lábios e língua;
- no atendimento de pacientes especiais como: deficientes, portadores de doenças infecto-contagiosas, síndromes, que apresentam manifestações na cavidade bucal;
- no atendimento a pacientes em consultório privado, hospitais, ambulatórios e postos de saúde vinculados ao SUS.

Cabe ressaltar, entretanto, que a filosofia do curso de Odontologia pretendido, em especial, dará ênfase ao aspecto preventivo, individual e coletivo, contrastando com o tradicional aspecto curativo e individual. Estará, portanto, o profissional, preparado para executar ações de promoção de saúde.
2. Dados de Identificação
Período letivo: 2024-2
Disciplina: ODONTOLOGIA INTEGRADA - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II
Professor: CONSTANZA MARIN DE LOS RIOS ODEBRECHT
Carga horária: 72 Série ou Semestre: 6
3. Ementa da disciplina
Prática odontológica integral, adequação do meio bucal e orientação profissional. Diagnóstico, execução e proservação de tratamento odontológico de pequena complexidade. Promoção de saúde, adequação do meio bucal e tratamentos preventivos como prática interdisciplinar. O tratamento odontológico como fator de recuperação de saúde integral do paciente.
4. Importância da disciplina na formação do egresso: (Justificativa)
A disciplina proprociona o desenvolvimento e o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades para o atendimento de casos clinicos de baixa comolexidade e
a prática e a integração dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e as práticas realizadas em manequins.
O aluno será habilitado a integrar conhecimentos e planejar o tratamento clinico, assim como a promoção de saúde e educação de seus pacientes.
5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes para a formação do egresso)
Proporcionar condições para que os alunos aprendam a diagnosticar , planejar e executar tratamentos de problemas de saúde bucal de baixa complexidade em adulto. Desenvolver a capacidade de trabalho clínico organizado e estimular o trabalho em equipe.
6. Objetivos específicos (prever o desdobramento das ações/procedimentos para alcançar objetivo geral)
Orientar os alunos no preenchimento correto do prontuário odontológico.
Ensinar os alunos a solicitar, quando solicitar e interpretar corretamente os exames complementares necessários para um bom diagnóstico.
Dar condições para que aprendam a diagnosticar pacientes de baixo risco quanto às enfermidades bucais.
Promover controle biológico do meio bucal para criar condições de saúde bucal.
Conduzi-los no diagnóstico correto das lesões buco-dentais de baixa complexidade e na confecção de uma seqüência certa de plano de tratamento.
Iniciar e terminar tratamentos em pacientes portadores de lesões buco-dentais de baixa complexidade.
Prevenir novas lesões através da promoção de saúde bucal nos pacientes tratados.
7. Descrever proposta(s) de integração curricular (Propor, pelo menos, uma atividade pedagógica que envolva outras disciplinas, cursos, campo de trabalho)
A integração dos conhecimentos acontece porque o atendimento se dá em clínica integrada, isto é, os alunos realizam o exame clínico, diagnóstico, elaboram o plano de tratamento e realizam o tratamento das diferentes doenças (ex: lesões em tecido mole, cárie, doença periodontal, promoção de saúde numa mesma clínica). Conhecimentos adquiridos até este estágio do aprendizado, são empregados na avaliação dos pacientes, e também podem ser cobrados em questões de provas teóricas. No atendimento aos pacientes são necessários os conhecimentos de Anatomia, anestesiologia, dentística, periodontia, cirurgia, odontologia coletiva.
8. Unidades e Tópicos
Número de Aulas Nome Tópicos Procedimentos e ensino/aprendizagem Atividades de Avaliação
64 Atividades clínicas

Diagnóstico bucal, dentística e Cirurgia complementares. Periodontia e anotação na ficha/prontuáriuo clínio

Atendimento a pacientes na clínica odontológica sob orientação dos professores. Anamnese, exame clínico, exame radiográfico, diário alimentar, fluxo salivarelaboração de resumo diagnóstico. Adequação do meio, restaurações classe II, III, IV e V, raspagem subgengival, clareamento caseiro e exodontias de dentes bi-radiculares e tri-radiculares. A nota prática é baseada nos seguintes critérios:
Organização para atendimento
Organização durante atendimento
Preenchimento do Prontuário
Compreensão das anotações no prontuário
Relacionamento com paciente
Relacionamento com colegas, funcionários e professores
Pontualidade
Ergonomia
Rotinas de Biossegurança.

- Antes do início de cada atendimento o aluno deverá apresentar por escrito um planejamento do procedimento a ser realizado, onde conste: técnica anestésica, sequência do tratamento, material a ser utilizado, interações medicamentosas se houver etc.
- No caso de falta do paciente agendado, o aluno poderá optar em obter nota zero na avaliação diária ou realizar um trabalho determinado pelo professor orientador que terá uma nota máxima de 6.
- No primeiro bimestre deverão ser realizados um exame clínico e no mínimo dois procedimentos (restauração, raspagem, cirurgia) e um prontuário preenchido.
- No segundo bimestre deverão ser realizados no mínimo 4 procedimentos
- Em caso de que o paciente desmarque a consulta é de responsabilidade do aluno solicitar na recepção um paciente de urgência; (estes pacientes devem ser agendados pela recepção)




8 Prova Teóricas - 1o. e 2o Bimestre Nenhum adicionado. Aplicação de prova escrita e correção do plano de tratamento
Correção das questões em sala
Discussão e esclarecimentos sobre as possibilidades de respostas apresentadas
Provas escritas
9. Referências básicas = três exemplares para cada referência, conforme projeto do curso.
Baratieri, L. N. et al. Odontologia Restauradora: fundamentos e técnicas.( 2 volumes). São Paulo, Santos, 2010. 761p. ISBN 978-85-7288-822-6. Meyer-Lueckel, H et al. Cariologia – Ciência e prática clínica. Rio de Janeiro Elsevier. 2016. 456p. ISBN 978-85-352-28265-8 Fernandes Jr, A.J. et al. Oclusão: Série ABENO. São Paulo, Artes Médicas. 2013. 158p. ISBN 978-85-367-0204-9. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702049/. Acesso em: 29 Aug 2020.
10. Referências Complementares
Busato, A.L.S. et al. Cariologia – aspectos de Dentística Restauradora – Série ABENO. Artes médicas, 2016. 128p. ISBN 978-85-367-0233-96. Mondelli, J. et al. Fundamentos da Dentística Operatória. 2a. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. ISBN: 978-85-277-3109-6. Salazar, F. A. Odontologia Estética. São Paulo, Artes Médicas, 2014. 371p. ISBN 978- 85-367-0238-4. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702384/. Acesso em: 29 Aug 2020. Kuschenbecker, O.R.V.R. C. Periodontia Laboratorial e Clínica. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2013. 9788536702025. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702025/. Acesso em: 29 Aug 2020 Teixeira, C. F. (Org.). Planejamento em saúde: conceitos, métodos e experiências. Salvador. EDUFBA. 2010. 161 p. ISBN 978-85-232-0707-6.
11. Observações
Volumes disponíveis fisica e digitalmente
"Sujeito a mudanças ao longo do período letivo de acordo com o andamento das atividades didático pedagógicas."


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Dimensionar o número de aulas previstas de acordo com o Calendário Letivo da UNIVILLE