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UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE
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1. Curso: | ||||||||||||||||
Curso: | ODONTOLOGIA | |||||||||||||||
Missão do curso: | Contribuir com o desenvolvimento sustentável regional por meio da formação de profissionais que atuem no campo da Odontologia, eticamente comprometidos com o desenvolvimento humano, a produção do conhecimento científico e a promoção da saúde do ser humano. | |||||||||||||||
Perfil profissiográfico: | Consideramos que a formação de profissionais (formação de recursos humanos para a comunidade), necessita de uma visão global da questão da saúde bucal. Esta visão deve ter como base uma estrutura curricular que responda às demandas do mercado de trabalho e às transformações tecnológicas que estão ocorrendo na área da odontologia. Estes fatores são fundamentais para trabalho do cirurgião-dentista e o Curso de Odontologia da UNIVILLE fundamentar-se-á em diretrizes pedagógicas capazes de superar os modelos vigentes. Nesse sentido, a proposta do Curso é de formar profissionais capacitados a atuar na programação e execução de práticas odontológicas individuais e coletivas, de forma a obter um impacto social positivo junto à comunidade. O Curso de Graduação em Odontologia tem como perfil do formando egresso/profissional o Cirurgião Dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. A formação do Cirurgião Dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo; Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas; Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação; Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz; Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais. A formação do Cirurgião Dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas. I - respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional; II - atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o; III - atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética; IV - reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; V - exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social; VI - conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos; VII - desenvolver assistência odontológica individual e coletiva; VIII - identificar em pacientes e em grupos populacionais as doenças e distúrbios buco-maxilo-faciais e realizar procedimentos adequados para suas investigações, prevenção, tratamento e controle; IX - cumprir investigações básicas e procedimentos operatórios; X - promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais; XI - comunicar e trabalhar efetivamente com pacientes, trabalhadores da área da saúde e outros indivíduos relevantes, grupos e organizações; XII - obter e eficientemente gravar informações confiáveis e avaliá-las objetivamente; XIII - aplicar conhecimentos e compreensão de outros aspectos de cuidados de saúde na busca de soluções mais adequadas para os problemas clínicos no interesse de ambos, o indivíduo e a comunidade; XIV - analisar e interpretar os resultados de relevantes pesquisas experimentais, epidemiológicas e clínicas; XV - organizar, manusear e avaliar recursos de cuidados de saúde efetiva e eficientemente; XVI - aplicar conhecimentos de saúde bucal, de doenças e tópicos relacionados no melhor interesse do indivíduo e da comunidade; XVII - participar em educação continuada relativa a saúde bucal e doenças como um componente da obrigação profissional e manter espírito crítico, mas aberto a novas informações; XVIII - participar de investigações científicas sobre doenças e saúde bucal e estar preparado para aplicar os resultados de pesquisas para os cuidados de saúde; XIX - buscar melhorar a percepção e providenciar soluções para os problemas de saúde bucal e áreas relacionadas e necessidades globais da comunidade; XX - manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta, e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional; XXI - estar ciente das regras dos trabalhadores da área da saúde bucal na sociedade e ter responsabilidade pessoal para com tais regras; XXII - reconhecer suas limitações e estar adaptado e flexível face às mudanças circunstanciais; XXIII - colher, observar e interpretar dados para a construção do diagnóstico; XXIV - identificar as afecções buco-maxilo-faciais prevalentes; XXV - propor e executar planos de tratamento adequados; XXVI - realizar a preservação da saúde bucal; XXVII - comunicar-se com pacientes, com profissionais da saúde e com a comunidade em geral; XXVIII - trabalhar em equipes interdisciplinares e atuar como agente de promoção de saúde; XXIX - planejar e administrar serviços de saúde comunitária; XXX - acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, novos materiais, biotecnologia) no exercício da profissão. Um profissional de Odontologia deve cumprir certas competências que são transcendentais para o exercício profissional, as quais devem ser transversais ao currículo e que se devem materializar nas propostas curriculares. Assim, o profissional de odontologia formado pela UNIVILLE deverá estar capacitado a pesquisar e analisar os problemas estomatológicos mais prevalentes e significativos da comunidade, formulando e executando as ações mais adequadas para modificá-los favoravelmente. Em geral, tem-se como “perfil” do egresso dos cursos de Odontologia um “profissional generalista com sólida formação técnica-científica, humanistica e ética, orientada para a promoção da saúde, com ênfase na prevenção de doenças bucais prevalentes” (Documentos da Comissão de Especialistas de Odontologia da SESU/MEC, folha de rosto). Nesse encaminhamento, prosseguindo com a análise, o já citado documento da SESU/MEC sugere da necessidade de desdobrar-se esse conceito de “profissional generalista” para o cirurgião-dentista e de adequá-lo, em seus detalhes, ao estudante que receberá a formação específica do Curso, como preparação para sua atuação profissional. Seja essa atuação como autônomo ou, como prestador de serviços. E, atuação com produtividade e qualidade. E esta visão é plenamente compartilhada pelo curso de Odontologia da UNIVILLE. Sobretudo, é entendimento dos profissionais deste curso de Odontologia que o Cirurgião-Dentista deva atuar tendo como preocupação a promoção da saúde bucal da população, num contexto onde embora exista um trabalho preventivo, ainda é muito evidente a prevalência da cárie e doenças periodontais. Nesse panorama, portanto, o objetivo de formar cirurgião-dentistas com formação humanista, ética e cientifica, com conhecimentos, habilidades e comportamentos que permitam decidir e atuar com segurança e propriedade na promoção da saúde e na prevenção para atender às necessidades sociais é, sem dúvidas, o fator de grande relevância do Curso de Odontologia da UNIVILLE. Assim, complementando ainda este raciocínio, o Currículo do Curso de Odontologia da UNIVILLE enfatizará o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos problemas, habilitando o acadêmico a também entender os problemas em toda sua dimensão, buscando as alternativas de solução mais apropriadas. Ainda, serão enfatizados no currículo, os domínios teóricos e metodológicos da produção cientifica que possibilitará o desenvolvimento constante de projetos de investigação, estimulando a capacidade crítica e criativa do estudante. Nesse sentido, o currículo do curso de Odontologia da UNIVILLE visa habilitar profissionais para atuarem: - no diagnóstico e tratamento da boca, e dos dentes e dos maxilares; - na execução de atividades de promoção de saúde através da intervenção direta e da educação dos pacientes; - na execução e elaboração de programas de atenção à saúde bucal em população através dos órgãos de saúde pública; - na restauração, extração de dentes, tratamento de canais, correção de irregularidade dos dentes substituindo-os por próteses fixas e removíveis; - na orientação, informação e motivação no sentido de levar o paciente a manter a higiene bucal, bem como a utilizar os recursos preventivos de uso domésticos; - na aplicação de tratamentos destinados ao controle de doenças ou irritações das partes moles da boca: gengiva, bochecha, lábios e língua; - no atendimento de pacientes especiais como: deficientes, portadores de doenças infecto-contagiosas, síndromes, que apresentam manifestações na cavidade bucal; - no atendimento a pacientes em consultório privado, hospitais, ambulatórios e postos de saúde vinculados ao SUS. Cabe ressaltar, entretanto, que a filosofia do curso de Odontologia pretendido, em especial, dará ênfase ao aspecto preventivo, individual e coletivo, contrastando com o tradicional aspecto curativo e individual. Estará, portanto, o profissional, preparado para executar ações de promoção de saúde. |
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2. Dados de Identificação | ||||||||||||||||
Período letivo: | 2024-2 | |||||||||||||||
Disciplina: | ODONTOLOGIA INTEGRADA - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | |||||||||||||||
Professor: | CONSTANZA MARIN DE LOS RIOS ODEBRECHT | |||||||||||||||
Carga horária: | 72 Série ou Semestre: 6 | |||||||||||||||
3. Ementa da disciplina | ||||||||||||||||
Prática odontológica integral, adequação do meio bucal e orientação profissional. Diagnóstico, execução e proservação de tratamento odontológico de pequena complexidade. Promoção de saúde, adequação do meio bucal e tratamentos preventivos como prática interdisciplinar. O tratamento odontológico como fator de recuperação de saúde integral do paciente. | ||||||||||||||||
4. Importância da disciplina na formação do egresso: (Justificativa) | ||||||||||||||||
A disciplina proprociona o desenvolvimento e o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades para o atendimento de casos clinicos de baixa comolexidade e a prática e a integração dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e as práticas realizadas em manequins. O aluno será habilitado a integrar conhecimentos e planejar o tratamento clinico, assim como a promoção de saúde e educação de seus pacientes. |
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5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes para a formação do egresso) | ||||||||||||||||
Proporcionar condições para que os alunos aprendam a diagnosticar , planejar e executar tratamentos de problemas de saúde bucal de baixa complexidade em adulto. Desenvolver a capacidade de trabalho clínico organizado e estimular o trabalho em equipe. | ||||||||||||||||
6. Objetivos específicos (prever o desdobramento das ações/procedimentos para alcançar objetivo geral) | ||||||||||||||||
Orientar os alunos no preenchimento correto do prontuário odontológico. Ensinar os alunos a solicitar, quando solicitar e interpretar corretamente os exames complementares necessários para um bom diagnóstico. Dar condições para que aprendam a diagnosticar pacientes de baixo risco quanto às enfermidades bucais. Promover controle biológico do meio bucal para criar condições de saúde bucal. Conduzi-los no diagnóstico correto das lesões buco-dentais de baixa complexidade e na confecção de uma seqüência certa de plano de tratamento. Iniciar e terminar tratamentos em pacientes portadores de lesões buco-dentais de baixa complexidade. Prevenir novas lesões através da promoção de saúde bucal nos pacientes tratados. |
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7. Descrever proposta(s) de integração curricular (Propor, pelo menos, uma atividade pedagógica que envolva outras disciplinas, cursos, campo de trabalho) | ||||||||||||||||
A integração dos conhecimentos acontece porque o atendimento se dá em clínica integrada, isto é, os alunos realizam o exame clínico, diagnóstico, elaboram o plano de tratamento e realizam o tratamento das diferentes doenças (ex: lesões em tecido mole, cárie, doença periodontal, promoção de saúde numa mesma clínica). Conhecimentos adquiridos até este estágio do aprendizado, são empregados na avaliação dos pacientes, e também podem ser cobrados em questões de provas teóricas. No atendimento aos pacientes são necessários os conhecimentos de Anatomia, anestesiologia, dentística, periodontia, cirurgia, odontologia coletiva. |
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8. Unidades e Tópicos | ||||||||||||||||
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9. Referências básicas = três exemplares para cada referência, conforme projeto do curso. | ||||||||||||||||
Baratieri, L. N. et al. Odontologia Restauradora: fundamentos e técnicas.( 2 volumes). São Paulo, Santos, 2010. 761p. ISBN 978-85-7288-822-6. Meyer-Lueckel, H et al. Cariologia – Ciência e prática clínica. Rio de Janeiro Elsevier. 2016. 456p. ISBN 978-85-352-28265-8 Fernandes Jr, A.J. et al. Oclusão: Série ABENO. São Paulo, Artes Médicas. 2013. 158p. ISBN 978-85-367-0204-9. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702049/. Acesso em: 29 Aug 2020. | ||||||||||||||||
10. Referências Complementares | ||||||||||||||||
Busato, A.L.S. et al. Cariologia – aspectos de Dentística Restauradora – Série ABENO. Artes médicas, 2016. 128p. ISBN 978-85-367-0233-96. Mondelli, J. et al. Fundamentos da Dentística Operatória. 2a. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. ISBN: 978-85-277-3109-6. Salazar, F. A. Odontologia Estética. São Paulo, Artes Médicas, 2014. 371p. ISBN 978- 85-367-0238-4. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702384/. Acesso em: 29 Aug 2020. Kuschenbecker, O.R.V.R. C. Periodontia Laboratorial e Clínica. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2013. 9788536702025. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702025/. Acesso em: 29 Aug 2020 Teixeira, C. F. (Org.). Planejamento em saúde: conceitos, métodos e experiências. Salvador. EDUFBA. 2010. 161 p. ISBN 978-85-232-0707-6. | ||||||||||||||||
11. Observações | ||||||||||||||||
Volumes disponíveis fisica e digitalmente |
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