Um grupo voluntário de profissionais ligados a escolas de natação de Joinville mantém viva na cidade a competição mais esperada por pais e jovens estudantes e que é capaz de identificar potenciais estrelas entre os atletas da modalidade. Trata-se do Circuito Joinvilense de Natação, que completa 30 anos. O grupo, responsável pela organização é formado por professores de educação física Patricia Esther Fendrich Magri, da Univille, Mauro Amauri Reis Pereira, da Academia Bonja (Colégio Bom Jesus), Killian Greipel, do Centro Joinvilense de Natação, e Danielle Rocha Ferreira, do Colégio Univille.

Em 2018, a primeira etapa do circuito aconteceu no dia 11 de abril e a segunda será neste sábado (dia 7), na Academia The Best, parceira do projeto. Cerca de 130 estudantes entre seis e 18 anos participam das disputas. O objetivo, além de distinguir promessas futuras, segundo os organizadores, é potencializar a natação esportiva na cidade. “O nível dos atletas evolui muito mais rápido entre os jovens com a participação em competições”, constatam.

O Circuito Joinvilense de Natação é uma iniciativa de profissionais que atuam nas diferentes academias de Joinville e tem um vínculo em especial com o projeto de extensão universitária Natação na Escola da Univille (Natesc). Todos os anos são atendidos cerca de 180 alunos, entre 10 e 12 anos, de escolas públicas de Joinville e é coordenado pela professora Patrícia Magri há 13 anos.

O projeto, além do ensino da modalidade e do estímulo à prática esportiva, incentiva hábitos saudáveis entre os estudantes, como alimentação regrada, disciplina e bom convívio com colegas, explica a coordenadora, a professora Patrícia Magri.  Outro objetivo é acompanhar o crescimento e desenvolvimento físico dos escolares. Para os acadêmicos de Educação Física, o projeto é um meio de colocar os conhecimentos em prática e aprender mais.