Junho é o mês de conscientização e discussões sobre o meio ambiente em Joinville, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. Neste ano, o Junho Verde da Univille promove reflexões importantes para a sustentabilidade ambiental em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Organizações Unidas. A programação do evento tem início dia 01/06 e se estende até o dia 28/6.

A Jornada Ambiental Univille, que faz parte do Junho verde, chega ao seu sétimo ano e vai contemplar seminários técnicos e palestras com foco nas mudanças climáticas globais, as comunidades e cidades, os impactos sobres os ecossistemas, o consumo e produção responsáveis, além dos debates sobre a Baía Babitonga e o Canal do Linguado. Além de convidados da Universidade, o evento recebe convidados para falarem sobre as iniciativas na comunidade, como o Mesa Brasil do SESC.

“Mais uma vez, esse encontro é fruto da integração dos departamentos, pós-graduação e de parcerias entre a universidade, poder público, associações, ONGs e empresas da região”, desta Claudio Tureck, organizador do Junho Verde.

Ações de conscientização e engajamento

EcoSurfCultural
Em parceria com a Prefeitura de São Francisco do Sul e a Associação de Surf da Prainha (ASP), a ação vai reunir história, cultura e ciência no dia 01/06 nas areias da Prainha em São Francisco do Sul. O evento promove um campeonato de surf e a exposição dos projetos da Univille com várias atividades práticas e exposição dos projetos realizados na cidade.

Caminhada Boa Vista

No dia 15/06, acontece uma caminhada ecológica no morro da Boa Vista em Joinville. Um grupo será formado em frente ao Parque Zoobotânico, a partir das 8 horas, e vai percorrer o trajeto até o mirante do morro. Durante o percurso, os participantes conhecem mais sobre a fauna e flora da região, além da importância da preservação destes espaços.

Caminhada da Sustentabilidade

Uma caminhada de 6km vai oferecer uma manhã de exercícios e de contemplação ao meio ambiente. A saída será em São Bento do Sul, de ônibus, até o Salto do Engenho, em Campo Alegre. De lá, os participantes vão fazer o trajeto até a cachoeira e participar de um momento de confraternização.

A programação completa está disponível em univille.br/junhoverde