A FURJ/Univille integra o grupo de entidades executivas parceiras do Governo do Estado para o gerenciamento dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Estado, iniciativa realizada com o objetivo de assegurar a qualidade e eficiência da gestão dos recursos hídricos de Santa Catarina. A Instituição é responsável pelo gerenciamento das bacias Rio Cubatão, Cachoeira e Itapocu. Na semana passada, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) finalizou o repasse de quase R$ 1 milhão a essas instituições. 

Segundo a SDE, a parceria vem contribuindo para um gerenciamento de excelência na execução do funcionamento dos Comitês no Estado. "É papel do Estado garantir que a gestão hídrica seja tratada de forma estratégica e assegurar o uso presente e futuro da água em Santa Catarina de forma sustentável", destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino. 

Além da Univille/FURJ, fazem parte do grupo de gerenciamento no Estado a Proteção da Bacia idrográfica do Rio Araranguá (Aguar) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Regional (Adram), responsáveis respectivamente pela operacionalização dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Araranguá e Urussanga e do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. Os Termos de Cooperação foram assinados em 2018, por meio de um processo de Chamamento Público.

Livro


Em 2017, aUniville lançou livro ‘Bacias Hidrográficas da Região de Joinville: gestão e gados”, produzido pelo Programa de Extensão Universitária da Univille de Assessoria Técnico-Científica ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão Norte e Cachoeira (CCJ). A obra subsidia atividades de educação e fornece informações para o desenvolvimento de estudos, planos e programas destinados à sustentabilidade do município.


Fontes: Assessoria de Comunicação SDE e Univille