O curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da Univille realiza a sua primeira Semana Acadêmica nesta segunda-feira (16/11), às 19 horas, no Univille Play. Com o “Resistência Educação e arte”, a semana vai reunir convidados para falar sobre a educação e relações étnico raciais, a força e representatividade africana, além de exibição de documentário e um espaço para roda de conversa. A programação vai até o dia 19/11 e é aberta ao público.

A licenciatura é um convênio da Univille realizado com a Secretaria de Estado de Educação, sendo o único curso em Santa Catarina. O objetivo é formar professores para que possam atuar nas escolas das comunidades de remanescentes de Quilombolas, um direito previsto em lei, mas que ainda não têm os profissionais formados. Os estudantes do curso, por exemplo, são pessoas destas comunidades localizadas em Joinville, Araquari e São Francisco do Sul.

As temáticas discutem a produção de cultura das comunidades, educação, arte e, principalmente, o antirracismo e do preconceito – que perdura desde a história colonial até os dias de hoje. “Estamos formando o primeiro grupo de professores que irão atuar nessas comunidades, por isso, todas essas temáticas que envolvem arte e cultura são importantes neste processo de formação”, pontuou a coordenadora do curso, professora Cristina Ortiga Ferreira.

A importância do curso

A professora Alessandra Cristina Bernardino, que já lecionou no curso e atualmente é Assistente Técnico Pedagógica na Coordenadoria Regional de Educação, reforça e relembra que as desigualdades sociais que, aliadas ao racismo, continuam deixando jovens e adultos à margem da nossa sociedade. “Assim sendo, a realidade das comunidades nas quais estão eles e elas inseridos (as) podem ser transformadas através de processos de aprendizagens que partam de suas histórias, culturas e saberes ancestrais. Não há dúvidas de que esses três elementos foram, e são, fundamentais para que essas comunidades quilombolas resistissem à industrialização, urbanização e exclusão social. Mas, para além dessa riqueza cultural, agregar outros conhecimentos nestes contextos possibilita a emancipação e empoderamento desse cidadão e dessa cidadã na mesma sociedade que o (a) discrimina, desemprega e que o (a) rotula como quilombola. Neste sentido, torna-se fundamental a existência e o compromisso com a transformação social e humana de ações educacionais como a Licenciatura em Educação Escolar Quilombola”, destacou a professora.

Troca de experiências

Já na conferência de abertura, a convidada será Jeruse Maria Romão, que vai falar sobre Resistência e Educação. Na terça-feira (17/11), a noite começa com “Alma na Voz e Mão no Tambor Catumbi de Itapocu: Uma fonte de criação musical”, com a musicista e pesquisadora Ana Paula da Silva, que discute as questões ligadas a cultura das comunidades quilombolas. Na sequência, a professora Alessandra Cristina apresenta o vídeo documentário “Eu vim de lá...”, uma produção que retrata a história da comunidade de remanescentes local e do seu grupo centenário religioso e cultural Catumbi.

Na quarta-feira (18/11), haverá exibição do projeto “Vozes, corpos e histórias”. Além disso, a mesa redonda “Tradição Oral e a Força Africana” com o professor Toni Edson Costa dos Santos vai falar sobre a tradição oral africana na construção de um narrador. Na sequência, Edson Sestrem, presidente do Kênia Clube, tradicional clube de resistência e valorização da cultura afrodescendente da Zona Sul de Joinville, fala sobre a importância da “A Força de uma raiz”.

O último dia será especial com a mesa redonda “Educação e Relações Étnico Raciais”: Reflexões, vivências e experiências nas e sobre as comunidades quilombolas”. Os convidados são Sirlei de Souza (Univille), Helena Alpini Rosa (SED/SC), Daniela Cristina (CEJA/ Joinville), Cleiton José Barbosa (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville) e Ana Paula Nunes Chaves (Vice- Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville).

A programação é gratuita e pode ser conferida em www.sympla.com.br/eventosuniville