A Univille foi reconhecida por desenvolver algumas das melhores práticas inovadoras de estágio para acadêmicos. A Universidade conquistou o 3º lugar, entre as instituições de ensino superior de Santa Catarina, no Prêmio IEL de Estágio, na categoria Educação Inovadora. O prêmio é concedido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vinculado à Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), e contempla também empresas e estudantes. O objetivo da iniciativa, segundo a entidade, “é reconhecer e incentivar a implementação de projetos inovadores na jornada acadêmica e profissional dos jovens talentos, levando grandes resultados para as empresas”.  

Os programas de estágio da Univille são viabilizados pela Central de Relacionamento com o Estudante (CRE). “É um setor integrado com amplo suporte ao acadêmico que contempla atendimento multidisciplinar, envolvendo as áreas de assistência social, psicologia e psicopedagogia, além de programa de nivelamento, apoio à empregabilidade e orientações sobre o planejamento da carreira profissional”, explica a coordenadora da CRE, Silvia Mattos. O setor, que funciona no campus da Univille em Joinville, mantém divulgação de vagas de estágio e emprego para grupos de acadêmicos, através do whatsapp e telegram. “O prêmio é um reconhecimento a todo o trabalho que realizamos de apoio e acompanhamento do estudante durante o seu processo de formação acadêmica”.  

Os projetos são avaliados em seis critérios: incentivo a criatividade e inovação, valorização de pessoas, meritocracia, transparência e divulgação de desempenhos inovadores, estímulo ao trabalho em equipe e maximização da atração e motivação dos jovens talentos.