A reitoria da Univille fez uma visita ao campus São Bento do Sul na terça-feira, dia 4, para estreitar os laços com os funcionários e professores do campus e entender melhor as demandas e os projetos da cidade. Junto com o reitor, estavam também a vice-reitora, Therezinha Novais de Oliveira, o diretor do campus São Bento do Sul, Eduardo Silva, a pró-reitora de Ensino, Patrícia Magri, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Yoná Dalonso, o pró-reitor de Infraestrutura, Gean Cardoso de Medeiros, o diretor administrativo e a procuradora geral da FURJ, professor José Kempner e Ana Carolina Buzzi.

O dia de visita começou com uma conversa com os professores e funcionários do Colégio Univille São Bento do Sul. A reitoria se comprometeu a estar mais presente e acompanhar de perto as atividades do colégio em São Bento do Sul. “Com relação às nossas propostas, nós vamos estar nos próximos meses, juntamente à direção do colégio, definindo grupos de trabalho para discutir demandas mais específicas”, disse o reitor, Alexandre Cidral.

O professor também se comprometeu a estar presente. “Contem conosco, comigo e com a professora Therezinha, nós queremos periodicamente estar aqui. Firmamos o compromisso de visitar também as turmas agora no começo do ano para conversar com os alunos e entender um pouco melhor as necessidades de cada um”, acrescentou. Para encerrar essa parte da visita, o professor desejou um excelente ano letivo e frisou a importância dos alunos. “Uma instituição de ensino só tem sentido com gente aqui dentro, o motivo da nossa existência são os estudantes”.

Em seguida, a comitiva partiu em direção ao CEPA Rugendas, que fica na comunidade de Rio Natal. Para chegar no Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais são alguns minutos cruzando a cidade e depois um trajeto de estrada de chão que corta belas paisagens campestres. O CEPA por si só já vale a visita, mas a reitoria foi ao local com o propósito de uma revitalização que vai além da organização do espaço, o professor Alexandre e o professor Eduardo Silva desejam, acima de tudo, trazer gente. O objetivo é que funcionários, alunos e professores utilizem o espaço para aulas, pesquisa e, também, momentos de lazer. O CEPA Rugendas conta com uma estrutura toda equipada, cômodos mobiliados, área de pesquisa e trilhas que circundam a casa, uma construção tipicamente colonial.

Na volta para o campus São Bento do Sul, a reitoria se reuniu com funcionários para um momento de conversa, uma forma de estreitar os laços e firmar o compromisso de juntos fazer uma Univille cada dia melhor. Depois eles fizeram um tour pelo campus para conhecer de forma mais aprofundada todas as estruturas. Da biblioteca aos laboratórios, a reitoria teve a oportunidade de entender melhor os projetos que são realizados no campus, assim como todo o seu funcionamento, se comprometendo a buscar cada vez mais soluções e propostas para o campus. Os funcionários e professores puderam se sentir acolhidos com essa visita, que trouxe um ar de futuras transformações para o campus.