Cerca de 130 professores, gestores e assessores da Univille e do Inovaparq participaram nessa quinta-feira, por meio virtual, do primeiro encontro do ano do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG 2020), alinhado à implementação do ciclo atual do planejamento estratégico, que começou em 2017 e vai até 2026.  “Estamos retomando o planejamento estratégico e em fase de elaboração do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que deverá ser aprovado até o final de 2021”, enfatizou o reitor Alexandre Cidral, que abriu e mediou o encontro. 

O Módulo 1 do Workshop sobre Gestão Cocriativa: Construindo Colaborativamente a Universidade tratou de economia, comportamento e gestão. Como os temas escolhidos para serem apresentados - cenário econômico, perfil do público educacional e desafios da gestão – foram impactados pelo momento atípico que estamos vivendo com a pandemia, os palestrantes abordaram os assuntos principalmente sob este aspecto e os desafios dele decorrentes. 

O professor e especialista em investimentos Ricardo Bragança Brenner apresentou um panorama geral da economia no Brasil e as oportunidades de investimento no cenário atual. Falou sobre o mercado financeiro, que com a pandemia sofreu quedas drásticas diárias, superando até mesmo o período de guerra mundial. “Os mercados vêm gradualmente voltando a normal”, afirmou, e os sinais de retomada acendem o alerta para identificar as melhores oportunidades de investir daqui para frente, acompanhando as tendências.

O vice-presidente do Organizze.com.br, Anderson de Andrade, disse no workshop que a pandemia impulsionou as reflexões sobre a transformação das relações pela tecnologia, ao tratar do tema sobre o perfil do público educacional. “Os efeitos da revolução tecnológica serão mais profundos do que qualquer outra mudança social que já vivenciamos antes. A pandemia mostrou quem está preparado para atender seu público nesta experiência. E quem não está, tem a oportunidade de se reinventar”, ponderou. 

Para o professor e consultor Victor Aguiar, convidado para falar sobre gestão, o cenário de alerta para a recessão, decorrente da pandemia, nos força a adotar mudanças radicais, em especial no acolhimento do estudante e no modelo mental que faz das pessoas meros executores de tarefas. “É preciso estar engajado no dia-a-dia e alinhado às estratégias da organização. Esse momento nos mostrou a importância do protagonismo na gestão”.