O reitor da Univille, professor Alexandre Cidral, apresentou hoje (17/06), na reunião da Comissão Especial do Covid-19 da Câmara de vereadores de Joinville, o plano de retomada gradual das atividades, que prevê implantação em quatro fases. Na primeira fase, que inicia na próxima segunda-feira, dia 22 de junho, retornam exclusivamente atividades 100% práticas, de estágio presencial e em laboratórios.  Segundo o reitor, essa fase deve envolver cerca de 60 disciplinas, e pessoas em grupos de risco vão permanecer em home office, com previsão de retorno presencial somente na quarta fase.

“A segunda fase vai envolver atividades teórico-práticas, com monitoramento da evolução do retorno, e a 3ª fase, com volta das atividades presenciais, deverá ocorrer, provavelmente, em agosto”, informou o professor. O reitor enfatizou os cuidados para um retorno seguro, seguindo os protocolos previstos pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina e protocolos de biossegurança internos.  Destacou também que a gestão da retomada gradual das atividades das IES da Acafe foi discutida junto com o governador de Santa Catarina e os secretários da Saúde e de Educação do Estado.

A suspensão das aulas presenciais na Univille ocorreu no dia 16 de março e, rapidamente, em 14 dias, a Universidade implementou aulas mediadas por tecnologias da informação e comunicação (TICs), como alternativa para substituir as aulas presenciais. “A iniciativa permitiu, mesmo com restrições, a continuidade de várias atividades de ensino, pesquisa e extensão, com acompanhamento pela equipe pedagógica da Universidade”, disse o reitor. As aulas virtuais começaram em 30 de março. A medida, temporária, foi amparada nas portarias de número 343 e 345 do Ministério da Educação.

Dois setores da Universidade se empenham em dar suporte aos alunos com dificuldades de acesso às aulas realizadas por meios digitais durante o isolamento social, a Central de Relacionamento com o Estudante (CRE) e a (Gerência de Tecnologia da Informação).

Na CRE, o estudante conta com uma equipe multiprofissional que mantém assistentes sociais, orientadores educacionais e psicólogos para o atendimento nas questões relativas à aprendizagem e bem-estar psicossocial. A GTI dá suporte ao estudante para uso das TICs por meio de uma equipe de especialistas e publicação de tutoriais sobre o uso dos recursos oferecidos pelo ambiente virtual de aprendizagem da Univille.