Considerada um santuário para diversas espécies, a Baía Babitonga (SC) é um grande complexo estuarino de 160 km² de lâmina d’água, um berçário natural. Nas suas águas nasce e cresce uma infinidade de espécies, incluindo muitas de interesse comercial e muitas ameaçadas de extinção, como a Toninha, o golfinho em maior risco no Brasil. A riqueza da biodiversidade local, com diversos atrativos turísticos, abriga um grande potencial econômico. Com foco em evidenciar essas oportunidades de negócio surge o Projeto Caminhos do Mar.

Capitaneado por um grupo multidisciplinar de profissionais, o projeto será realizado pela Univille em uma parceria inédita com o Instituto Federal Catarinense, de São Francisco do Sul, e visa desenvolver as bases técnicas para o turismo embarcado de observação de natureza (TEON). A ideia central é, por meio do conhecimento científico produzido ao longo de décadas pela Universidade, contribuir de forma efetiva para o turismo de natureza responsável enquanto iniciativa econômica sustentável, atuando em sinergia com a comunidade regional e incentivando o surgimento de uma rede de colaboração.

A coordenadora do Caminhos do Mar, Marta Cremer, comenta que o maior objetivo do grupo é contribuir para uma mudança de perspectiva: “A Babitonga é um paraíso natural, de grande beleza cênica e de inegável importância. Isso também configura uma oportunidade de negócios, de geração de renda. O turismo de natureza é uma tendência no mundo todo, com grandes possibilidades de utilização sustentável dos recursos naturais, o que traz um novo olhar para esse território”.

O projeto, com uma duração de dois anos, está iniciando suas atividades e prevê um diagnóstico dos atrativos turísticos do Ecossistema Babitonga, mensurando a capacidade de carga, produzindo protocolos de diretrizes e práticas sustentáveis no turismo embarcado e preparando guias e roteiros turísticos para observação de aves, cetáceos e tartarugas na região. Entre as atividades também está um programa de inserção de jovens pesquisadores com estudantes do Instituto Federal Catarinense e do Colégio Univille, e a criação de um canal de Ciência Cidadã, onde a população poderá contribuir com informações sobre a biodiversidade e atrativos turísticos da região, incluindo registros de suas observações.

O Projeto Caminhos do Mar, da Univille, foi aprovado na Teia de Soluções - Camp Oceano 2021, da Fundação Boticário. Ao vivenciar uma maratona imersiva online de aprimoramento de soluções, o projeto, que tem como foco principal o turismo de natureza, passou por três fases e foi um dos escolhidos entre as 138 propostas inscritas de várias partes do país para receber o incentivo financeiro.

Fotos: Babitonga Ativa/ Projeto Toninhas / Univille