FURJ/Univille, pautada nos seus princípios e valores institucionais, nos princípios democráticos, no respeito ao debate de ideias, na promoção da cidadania e na vivência de uma cultura de não-violência em todos os campi e unidades, presta alguns esclarecimentos.

No mês de maio deste ano, houve uma pichação em um dos banheiros coletivos do campus Joinville com o desenho de uma suástica nazista. A Univille, após tomar conhecimento do episódio, realizou a limpeza do local e comunicou o fato às autoridades policiais, por meio de registro do boletim de ocorrência, para a devida investigação, considerando que apologia ao nazismo é crime previsto em lei.

Na oportunidade, emitiu nota de esclarecimento à comunidade e veículos de comunicação, destacando que repudia este tipo de ação e que não tolera atos desta natureza em nenhum dos seus espaços de ensino, pesquisa e extensão. Diante deste episódio no campus Joinville, estudantes ligados a alguns Centros Acadêmicos (CAs), em repúdio às manifestações nazistas, vêm realizando protestos às apologias nazistas com colocação de faixas e adesivos antinazistas no campus e com manifestações em redes sociais.

A Instituição tomou conhecimento, por meio dos Centros Acadêmicos e representantes estudantis, de que faixas com frases como: “Sem espaço para nazistas” fixadas por alguns Centros Acadêmicos foram retiradas.

Diante disso, a Reitoria da Univille, no dia 23/09, com representantes de alguns Centros Acadêmicos, referente ao movimento antinazista e à situação de retirada de faixas, destacando que a Univille respeita o movimento estudantil e que o conteúdo da faixa, ao combater o nazismo, é coerente com os valores institucionais.

No dia de ontem (28/09), a Instituição tomou conhecimento de que alguns Centros Acadêmicos divulgaram em suas redes sociais que promoverão uma manifestação antinazista, porém, agora, com conotação político-partidária.

Neste contexto, é importante destacar que a FURJ/Univille, ao longo dos seus 57 anos de história, sempre deixou claro que é uma Instituição apartidária que dialoga com diversas pessoas, organizações e instituições dos diversos segmentos da sociedade e tem como valores institucionais a construção de relacionamentos pautados na transparência, honestidade e respeito aos direitos humanos e o exercício da cidadania.

Assim, respeita a pluralidade de ideias e a independência e autonomia do movimento estudantil. No entanto, não promove e/ou apoia manifestações político-partidárias em seus campi e unidades, conforme previsto em seu Estatuto.

Diante disso, a Reitoria da Univille, no dia 23/09, realizou uma reunião com representantes de alguns Centros Acadêmicos, referente ao movimento antinazista e à situação de retirada de faixas, destacando que a Univille respeita o movimento estudantil e que o conteúdo da faixa, ao combater o nazismo, é coerente com os valores institucionais.

Por isso, qualquer ato relatado, em desacordo com os valores e princípios da Universidade, será tratado dentro da legislação vigente no Brasil e nos estatutos e regulamentações da Univille.

Joinville, 29 de setembro de 2022.
Univille Universidade.