Fotógrafa: Jacqueline Hoofendy

 

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PERÍODO DAS INSCRIÇÕES DO DIA 14/01 A 29/01/2021

EDITAL 11/2020 (Clique aqui)

FICHA DE INSCRIÇÃO (Clique Aqui)

 

______________________________________________________________

PROCESSO SELETIVO BOLSA PICPG PERÍODO DAS INSCRIÇÕES DO DIA 18/01 A 01/02/2021

EDITAL  09/2020 (Clique aqui)

FICHA DE INSCRIÇÃO (clique aqui)

______________________________________________________________

 

Processo Seletivo Turma Regular 2021

DOUTORADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL E SOCIEDADE - TURMA III

Lista de Aprovados (Clique Aqui)

Selecionados para a Entrevista (Clique Aqui)

HOMOLOGAÇÃO DAS INCRIÇÕES  (clique aqui) 

 

EDITAL DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO E CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÕES RECEBIDAS ANTES DA PRORROGAÇÃO

Em decorrência de instabilidade no sistema de inscrições online, o Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade - Doutorado informa a prorrogação das datas do Processo Seletivo 2020 do curso, por meio do Edital 07/2020, com novas inscrições a serem recebidas pelo e-mail do programa (ppgpcs@univille.br) ou de forma presencial.

A fim de garantir o pleito dos candidatos que registraram sua inscrição no sistema online até a data de 13/11/2020, solicitamos que entrem em contato com a secretaria do programa (ppgpcs@univille.br – 3461-9223 - 98469-5271), impreterivelmente até a data limite de 24/11/2020, para regularização de sua inscrição no Processo Seletivo 2020.

Destacamos que todos os candidatos deverão tomar ciência da alteração do cronograma do Processo Seletivo, com novas datas:

- Inscrições até 24/11/2020;

- Homologação das Inscrições: 27/11/2020 após às 18h;

- Divulgação do resultado da Proposta de Projeto de Tese e cronograma da Entrevista online*: Até 03/12/2020 após às 18h;

- Entrevistas: 07, 08 e 09/12/2020;

- Divulgação do Resultado: Até 11/12/2020 após às 18h;

- Matrícula dos Candidatos Aprovados*: 16 e 17/12/2020

* matrícula de alunos que se declararem concluintes no período letivo de 2020 e as matrículas dos aprovados em segunda chamada, ver edital.

EDITAL 04/2020 (Clique Aqui)

EDITAL DE PRORROGAÇÃO 07/2020 (Clique Aqui)

FICHA DE INSCRIÇÃO (Clique Aqui)

 

 

________________________________________________________________________

 

 

COMUNICADO  - Inscrições Mestrado e Doutorado

A Univille informa que as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado estão temporariamente indisponíveis devido a problemas em sistemas. 
Solicitamos aos candidatos que realizaram suas inscrições a partir do dia 13 de novembro 2020 que entrem em contato com a secretaria pelo e-mail posstricto@univille.br.
Estamos trabalhando para sanar o problema no menor prazo possível. Em breve, será divulgado a prorrogação do edital com os novos prazos de inscrição.
Contamos com a compreensão de todos (as).
Dúvidas? Fale conosco! (47) 98469-5271

____________________________________________________________

Objetivo Geral

Formar doutores na área interdisciplinar de patrimônio cultural para atuar na pesquisa e no ensino em órgãos públicos e privados de educação superior, de pesquisa e de gestão.

Objetivos Específicos

a) Propiciar formação de base interdisciplinar aprofundando enfoques, abordagens e dimensões, especialmente na área das Ciências Humanas e Sociais, sobre temas inseridos na área de concentração e nas linhas de pesquisa do programa;

b) Promover formação profissional comprometida com práticas científicas, técnicas e políticas que se distingam e, ao mesmo tempo, articulem as competências específicas desenvolvidas ou conferidas pelos diferentes campos disciplinares;

c) Formar pesquisadores com amplo domínio das teorias e metodologias que configuram a atual interdisciplinaridade dos estudos patrimoniais para a geração de conhecimento relevante e inovador que responda aos novos desafios e demandas da sociedade.

d) Produzir conhecimento sobre as múltiplas temporalidades, escalas espaciais, diferenças culturais e desigualdades sociais que movem as noções, categorizações e apropriações do patrimônio cultural;

e) Desenvolver pensamento crítico voltado ao fortalecimento da ciência e de suas funções sociais para a construção e implementação de políticas democráticas, em especial, de cultura.

f) Fomentar e difundir a produção acadêmica, por meio de publicações dos resultados de pesquisas, produções técnicas, congressos, eventos e inserções sociais.

Perfil do Egresso

O PCS propõe que o Doutor em Patrimônio Cultural e Sociedade possua competências científicas e profissionais para desenvolver pesquisas interdisciplinares e produzir conhecimento que responda a demandas sociais relativas ao patrimônio cultural, bem como para coordenar e/ou liderar projetos e programas que articulem a proteção de patrimônios com o exercício democratizante da cidadania.

Para tanto, deve ter amplo domínio epistemológico que possibilite a construção de categorias investigativas no campo patrimonial; dominar a historicidade do conceito de patrimônio e como tal conceito é (e foi) concebido pelas diversas áreas disciplinares; problematizar, com base nas experiências sociais e nas políticas públicas, as várias formas com as quais a sociedade se relaciona com o patrimônio cultural; ser capaz de perceber e conhecer as diferenças culturais e as desigualdades sociais produzidas no (e por meio do) campo patrimonial, interferindo no contexto presente, mediante reflexões teóricas, elaborações críticas e proposição de alternativas práticas; possuir domínio teórico e metodológico para liderar ou integrar projetos que visem à proteção, preservação e apropriação social do patrimônio cultural; estar apto a desenvolver investigações, produzir conhecimentos e difundi-los.

O campo de atuação congrega instituições de pesquisa, ensino superior, museus, arquivos, bibliotecas, centros culturais, empresas, assessorias, escritórios jurídicos, órgãos da administração pública e organizações não governamentais ligados à cultura e ao patrimônio cultural e suas interfaces com o turismo e meio ambiente.