A Universidade e a Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult) estudam desenvolver parcerias para ampliar o conhecimento e impulsionar os dois segmentos na cidade. O assunto foi discutido no dia 23 de fevereiro entre o reitor Alexandre Cidral e o secretário da pasta, Guilherme Augusto Heinemann Gassenferth.  

Duas frentes de trabalho iniciais já estão nos planos. Uma delas é desenvolver pesquisa e extensão relacionadas ao patrimônio arqueológico dos sambaquis - já há pesquisa internacional conjunta em andamento. A Baía da Babitonga tem a maior concentração de sambaquis do mundo, segundo o secretário. Um legado que Gassenferth planeja transformar em patrimônio cultural da humanidade, um reconhecimento internacional importante para proteção e estímulo ao turismo. 

Outra frente de trabalho discutida na visita foi a criação de um observatório, que funcionaria vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille com o objetivo de unificar dados e elaborar diagnóstico dos dois segmentos, cultura e turismo.  

Participaram do encontro a assessora da Secult, Francine Olsen, e pela Univille a professora e pesquisadora Patricia Areas e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo França.