Nas últimas semanas temos acompanhado aqui no Blog da Univille uma jornada pelos perfis profissionais do Teste de carreira da Univille, cujo grande objetivo é ajudar você que procura por uma orientação de carreira.  

Se você ainda se encontra indeciso, não desanime! Isso é perfeitamente normal. Independentemente da idade, se terminou agora o Ensino Médio ou até mesmo se está procurando mudar de carreira essa dúvida pode ser uma constante em sua vida e estar te tirando o sono, mas calma preparamos mais uma matéria para te ajudar! 

Independente do seu perfil, o seu objetivo final ao escolher uma carreira é alcançar a realização profissional, o que é algo totalmente individual e que pode ou não estar relacionado diretamente com seu perfil. Por exemplo se seu perfil é o investigativo você pode considerar realização profissional trabalhar em uma grande pesquisa de importância mundial, como também pode considerar realização profissional trabalhar ministrando palestras de divulgação científica da sua área. 

A questão aqui é que todos possuímos expectativas em relação a nossa escolha profissional, idealizamos e imaginamos, porém muitas vezes temos pouco contato com a realidade antes de ingressarmos em um curso de graduação, o que pode gerar frustrações e o sentimento de falha. 

Pensando em como te ajudar a conhecer a realidade da área ou curso que você pretende ingressar preparamos algumas reflexões que são importantes na hora de dar esse passo. Confira:  

Autoconhecimento 

Um dos pontos principais na jornada de escolha da sua carreira é se conhecer, o Teste de Carreira é uma das ferramentas que pode te propiciar isso, porém ele é só a “ponta do iceberg”. A dica é fazer uma reflexão sobre o que te inspira, entender que muitas vezes o que é esperado de você não está alinhado com o que você realmente quer. 

Em um primeiro momento essa reflexão pode ser pouco palpável, mas um exercício interessante a se fazer é pensar na sua realidade: 

Se você está cursando o ensino médio 

Pense nas disciplinas da escola e nas matérias ministradas por ela, qual você mais gosta? Qual trabalho da escola você mais se divertiu fazendo? Se você aprecia muito Educação Física, por exemplo, educador físico pode ser uma carreira em potencial! 

Se você cursa ou cursou algum nível técnico e trabalha na área  

O exercício pode se tornar mais fácil porque você já possui uma vivência da profissão, já pode ter objetivos realistas, pois sabe do que gosta e do que não gosta dentro da área. A opção de um curso superior somaria ainda mais e te tornaria mais especializado na área, além de possibilitar crescimento de posições dentro da empresa em que trabalha. 

Mudança de área profissional 

Uma terceira possibilidade seria, após já ter escolhido uma área profissional, seja através de um nível técnico ou superior você perceber que aquela profissão não é para você. E tudo bem! Começar de novo é um ato de coragem e acima de tudo um passo na jornada do autoconhecimento! Nesses casos o exercício é começar tudo de novo, faça testes de vocação investigue quais são seus motivos para não se identificar com a carreira antiga e o mais importante, estabeleça quais são suas metas de vida e como essa nova profissão se alinhará a ela. 

Informe-se 

O autoconhecimento é importante para entender a si mesmo, mas para compreender o mundo externo e a como alinhar suas expectativas à realidade, o conhecimento e a voz da experiência são de grande relevância. 

Familiares 

Você tem algum membro da sua família que já faz parte da área que você pretende ingressar? Que tal bater um papo sobre as possibilidades de seguir essa carreira com ele? Algumas perguntas legais a se fazer são: 

  • Em que você atua dentro dessa profissão? 

  • Como foi a época da graduação? Quais foram as maiores dificuldades? 

  • Você já trabalhava na área antes de se formar? 

  • Havia possibilidade de estágio? 

  • Quais caminhos os colegas de faculdade seguiram?  

Essa prática pode ser feita com qualquer profissional da área que você deseja seguir, seja um conhecido de um parente, ou alguém que você tenha contato através de um evento. 

Instituições de Ensino 

As instituições de ensino são centros de informações sobre carreiras, é regra que elas possuam uma central de informações, seja por WhatsApp, e-mail, telefone ou realizem atendimento profissional. Além disso, é possível agendar visitas, conhecer salas de aula, laboratórios, centros de pesquisa e extensão, além de obter informações sobre os projetos desenvolvidos nela, as parcerias com empresas, e o melhor ficar por dentro sobre bolsas de estudo e meios de ingressar.  

Outro meio muito rico de se informar sobre uma profissão é através das chamadas feiras de profissão, onde ocorre a integração entre graduandos e professores dos diversos cursos de uma instituição com pessoas que desejem ingressar nesses cursos. Nessas feiras são apresentados em stands, cursos de graduação, suas possibilidades no mercado de trabalho e principalmente o foco é que os graduandos e professores interajam e tirem as dúvidas dos visitantes. 

Em resumo, se autoconhecer e conhecer as possibilidades da área profissional que você pretende ingressar irá te ajudar a tomar a melhor decisão possível. Pensando nisso nós da Univille gostaríamos de te fazer um convite especial. 

Esse ano teremos a 2ª edição da nossa Feira de Profissões, nos dias 18,19 e 20 de outubro.  

Todos os cursos oferecidos por nossa instituição estarão expondo sobre o mundo profissional das suas áreas durante esses dias!  

Venha conferir, fazer muitas perguntas, conhecer as áreas e as oportunidades profissionais diversas que a Univille tem a oferecer! 

Não perca tempo, confira os horários disponíveis para visitação: 

Manhã: 08h às 11h 

Tarde: 14h às 17h 

Noite: 19h às 21h30min 

E se você não conseguir vir dessa vez, não se preocupe!  

Aqui você acessa nosso Whats e consegue receber informações sobre as próximas edições, além de agendar visitas particulares aos campi. 

Até a próxima!