PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVILLE (PRP)

SELEÇÃO DE BOLSISTAS RESIDENTES

 

Curso de formação:
 
O NOVO ENSINO MÉDIO EM PERSPECTIVA: DO CURRÍCULO PRESCRITO ÀS PRÁTICAS DOCENTES
 
Confira a programação do curso sobre o "Novo Ensino Médio" ofertado pelo Mestrado em Educação, PIBID e PRP/CAPES-Univille. 
 
Todos os bolsistas, supervisores, preceptores e coordenadores do PIBID e PRP estão, automaticamente, inscritos no curso.
 
Os interessados em fazer o curso e que não se encontram vinculados às atuais edições do PIBID ou PRP devem fazer a inscrição no link indicado a seguir:
 
Link de inscrição: https://forms.gle/Q4JgTjM3ZH96CZWR7
 
Esperamos por você no curso.

 

1) O que é o PRP?

O PRP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola pública de Educação Básica, a partir da segunda metade do curso. Essa imersão, entre outras atividades, contempla a observação, a participação e a regência de sala de aula, acompanhadas por um professor da escola campo (preceptor) e um docente da Univille (docente orientador). Para estimular a participação, o PRP disponibiliza uma bolsa de estudos aos licenciandos. Além disso, na Univille, a participação no PRP poderá convalidar parcial ou integralmente a carga horária das atividades de Estágio Curricular Supervisionado.

2) Qual o valor e o tempo de duração da bolsa?

Aos bolsistas residentes do PRP é concedida uma bolsa no valor de R$700,00, com duração máxima de 18 meses, cujo pagamento é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O pagamento da bolsa é realizado diretamente na conta corrente do licenciando.

 

3) Eu posso adiantar alguma coisa?

Você já pode fazer o seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica (https://eb.capes.gov.br/portal/). Esse currículo é obrigatório para você se candidatar à bolsa do PRP. Você também pode agilizar o processo de abertura de uma conta corrente, individual, em seu próprio nome. Caso você seja selecionado, a conta já estará pronta. Porém, fique atento: não serão aceitas conta-salário, conta com dígito “P”, contas inativas, conta poupança ou conta conjunta.

4) Informações complementares:

Página do PRP no site da CAPES: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica

Dúvidas: entre em contato com a professora Claudia Valéria Lopes Gabardo, coordenadora do PRP/Univille: claudiagabardo1@gmail.com