Univille, Universidade Comunitária.

Você sabe o que é uma Universidade Comunitária?

As universidades comunitárias não têm fins lucrativos e reinvestem todos os resultados nas suas atividades fins, ou seja, no ensino, na pesquisa e na extensão. São universidades criadas e mantidas pela sociedade civil, que além de oferecerem ensino de qualidade e desenvolverem pesquisa de reconhecimento nacional e internacional, contribuem para o desenvolvimento local e regional.

Em Santa Catarina, as instituições comunitárias foram criadas na década de 1960 pelo poder público municipal como forma de levar o acesso à educação superior, até então concentrado na capital, ao interior do estado.

A Univille tem orgulho de ser uma Universidade Comunitária. Isso porque assim pode participar ativamente do desenvolvimento de Joinville e do estado. Ser uma Universidade Comunitária é um desafio que atingimos com ações que promovem o crescimento social, econômico e cultural.

Como a comunidade é beneficiada pelas Universidades Comunitárias?

Um importante diferencial das universidades comunitárias é sua inserção regional que, aliada a seu compromisso social, promove a melhoria da qualidade de vida das comunidades nas quais estão inseridas.  Além da formação superior e da produção e divulgação científica, elas se dedicam a levar o conhecimento gerado para fora dos muros da Universidade por meio de seus inúmeros projetos de extensão e serviços prestados à comunidade.

No ano de 2015 registrou-se a realização de cerca de 13.500 procedimentos odontológicos, 7 mil atendimentos médicos em diferentes especialidades, mais de 5 mil atendimentos pelo serviço jurídico, aproximadamente 700 sessões de psicoterapia nos serviços psicológicos e cerca de 130 mil atendimentos na Farmácia-Escola.

Como grande parte desses procedimentos é feito por encaminhamento do SUS, este trabalho da Universidade contribui com a redução de filas de espera para atendimento.

Por que estudar em uma Universidade Comunitária?

Universidades comunitárias não possuem dono. Todos fazem parte desse sistema. Mais de 130 mil pessoas já foram beneficiadas em projetos de extensão desenvolvidos em hospitais, centros de apoio psicossociais e clínicas. São diferentes projetos nas áreas de cultura, esportes, comunicação, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, trabalho, desenvolvimento, tecnologia e produção.

Em função da sua tradição e qualidade de ensino, os diplomas das Universidades Comunitárias têm grande reconhecimento pela sociedade e pelo mercado de trabalho, visto que o estudante formado conhece a realidade da comunidade, já aliou teoria à prática por meio de projetos de extensão e está preparado para novos e importantes desafios. 

Univille, a Universidade da comunidade!