Joinville está no mapa da ação global voluntária de combate ao desperdício de alimentos que será realizada em várias cidades do mundo neste sábado, dia 29 de abril. A promoção é do Convívio Dona Chica, célula do Slow Food em Joinville, do curso de Gastronomia da Univille em parceria com o Museu Nacional da Imigração.
 
O evento - Disco Xepa Day 2017 - começa às 9h em Joinville com visita guiada pelo museu para explorar aspectos relacionados à relevância da agricultura e da produção de alimentos na história da região. Na sequência, haverá uma roda de reflexão sobre as práticas de sustentabilidade no Planeta.
 
O encontro culmina com um grande piquenique ao ar livre com música, quando serão servidas refeições produzidas com sobras de alimentos, preparadas por acadêmicos do curso de gastronomia. “Será um momento para pensar, refletir sobre o tema, além de confraternizar”, explica a professora do curso e pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univille Yoná Dalonso. O evento é gratuito e aberto à comunidade
 
Desperdício
Estima-se que um terço dos alimentos destinados ao consumo humano seja jogado fora, o equivalente a 1,3 bilhões de toneladas, enquanto 1 bilhão de pessoas passam fome, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU). A previsão do órgão é de que a produção de alimentos suficiente para abastecer a crescente população mundial só até 2050.
 
SERVIÇO
O quê:  Disco Xepa Day 2017 - Convívio Dona Chica
Quando: sábado, dia 29/04
Onde: Museu Nacional da Imigração de Joinville
Quanto: gratuito
Saiba mais: www.slowfoodbrasil.com