Sessenta e cinco empresas da região de Joinville já estão sendo atendidas pelo programa de qualificação para exportação do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX/Apex Brasil), do Ministério das Relações Exteriores. O programa na região é desenvolvido em parceria com a Univille e o Inovaparq, através do Programa de Internacionalização de Empresas (PIER), parceiros no convênio de cooperação técnica e financeira com o órgão federal. Estudantes de pós-graduação da Universidade participam do trabalho. A expectativa é atender 160 empresas nos próximos anos.

Segundo a Associação Empresarial de Joinville (Acij), o número de exportações na região aumentou no ano passado. Foram 14% a mais de negócios emitidos em comparação a 2017, totalizando 5.385. Joinville é o maior município exportador de Santa Catarina. Entre os produtos mais exportados estão máquinas, peças de eletrodomésticos, de aviões e de embarcações náuticas. Têxteis, seda, tecidos e produtos finais de cama, mesa e banho aparecem em 2º lugar, seguidos por químicos e siderúrgicos.

O PEIEX oferece às empresas um diagnóstico gratuito com o objetivo de apresentar soluções para incrementar o desempenho competitivo e aumentar as exportações. O núcleo operacional funciona desde maio do ano passado na extensão do Inovaparq, no Perini Business Park, em Joinville.