Criado no ano passado e com a primeira turma em andamento, o curso de Naturologia da Univille já articula parcerias para futuros estágios dos acadêmicos. Na última semana de junho, equipe do curso liderada pela coordenadora Fabiana Figueredo Molin de Barba foi recebida pelo secretário municipal de Saúde Jean Rodrigues da Silva na sede do órgão. Segundo Fabiana, que também representou no encontro a Associação Brasileira de Naturologia, o curso propôs um convênio de estágio pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Fomos muito bem recebidas, e o secretário aprovou a nossa parceria. Mais uma porta aberta para a Naturologia”, comemorou. Na prática, em poucos anos os joinvilenses vão ter acesso, via SUS, a atendimento de saúde na área.

A naturologia estuda terapias complementares na prevenção, tratamento de doenças e melhoria da qualidade de vida. Além de hospitais, o profissional pode atuar em academias, clínicas, empresas e spas e trabalhar com aromaterapia, cromoterapia, fitoterapia, hidroterapia, entre outros. Mais de 150 terapias utilizadas no mundo como tratamento complementar para reequilibrar a saúde de pacientes já estão listadas na Organização Mundial da Saúde (OMS).

O curso de bacharel em Naturologia da Univille é o segundo oferecido em Santa Catarina e o sétimo da área da saúde criado pela Universidade, o que cria um diferencial: a possibilidade de atuação multidisciplinar, integrada aos demais cursos da área na instituição – Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia e Psicologia. O curso é matutino, com duração de 4 anos. A coordenadora do curso é pós-doutora em Saúde Coletiva e doutora em Ciências e Tecnologia com ênfase em Saúde.