O professor e pesquisador dos cursos de Medicina, Farmácia e Enfermagem da Univille, Luciano Henrique Pinto, está empenhado em garantir ações na esfera política para conscientizar a população sobre um grave risco identificado em sua pesquisa de Doutorado em Saúde e Meio e Meio Ambiente da Univille. No estudo, descobriu impacto ambiental e de saúde provocados por resíduos de medicamentos e efluentes de análises clínicas em Joinville.  “A lei que trata do tema em relação a estes poluentes é inexistente e a atual é desatualizada, pois não aborda parte dos compostos hoje encontrados. É proposta do meu grupo de pesquisa a atualização da legislação vigente”, enfatiza. Este tipo de poluição – que envolve presença de hormônios femininos - está associado ao aumento de casos de endometriose, síndrome do ovário policístico e câncer de mama, diz o professor baseado em sua pesquisa.

Para ter voz e atuação política efetiva, o professor, que é membro do Conselho Municipal de Saúde (CMS) por indicação da Universidade, vem apresentando a temática em pautas nas reuniões e em capacitações com os membros dos Conselhos. O CMS é um órgão deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Soluções inovadoras

Em uma das recentes reuniões do Conselho Municipal de Saúde, o professor Luciano levou os resultados da pesquisa, em tese defendida neste ano, e propôs uma série de ações para chamar a atenção da comunidade e abrir caminho para solucionar a questão. Uma delas, que deve ser aplicada nas escolas, prevê uma dinâmica de atividades por meio de um bairro virtual fictício com problemas ambientais. “A ideia é estimular a busca de soluções inovadoras e a compreensão da importância do ambiente para a saúde”, explica o professor.

Outra proposta é a qualificação docente, de forma que nos estágios dos cursos de farmácia e enfermagem os alunos levem informação e conscientização para as unidades básicas de saúde. O professor também quer capacitar os conselheiros do CMS para incluir essas ações no planejamento em saúde dos seus bairros e municípios.

Além disso, um dos desdobramentos das atividades no Conselho foi a parceria com o Hospital São José, onde serão realizados treinamentos dos funcionários sobre riscos e impactos ambientais de descarte inadequado, bem como uma pesquisa referente aos efluentes do hospital quanto a riscos e propostas de adequações frente a possíveis poluentes emergentes.

São integrantes do projeto, além do professor Luciano, as professoras Elviani Basso de Moura e Luciana Karstens (Enfermagem), e as acadêmicas Sabrina Martins Rosa e Aline Paszcuk do curso de Enfermagem, Suellen Zucco Bez e Gabriela Kujavski, do curso de Farmácia, e Jaqueline Tenfen, do curso de Biologia.