A união de esforços tem sido uma importante ferramenta de transformação em um cenário tão desafiador que vivemos na atualidade. Artesãs do Projeto de Extensão  AmaViva vão confeccionar máscaras de tecidos para que os empregados da Universidade utilizem no retorno às suas atividades. Uma mobilização que vai contribuir para que as medidas de segurança sejam respeitadas e contenham os avanços da doença.

A Univille vai arcar com os custos dos demais itens como elásticos, fios e outros materiais necessários. Além disso, as artesãs dos projetos também serão remuneradas pela Universidade pelo trabalho de costura das máscaras, uma alternativa de renda em meio a pandemia. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Elenir Morgenstern, as costureiras vão produzir 300 unidades semanalmente. No total, serão entregues a Univille 1.200 máscaras para uso nos setores.

“O objetivo principal é poder contribuir com os públicos mais vulneráveis que não tem condição de adquirir as máscaras, mas, também, como uma forma de cumprir o papel solidário ao cenário que estamos vivendo”, destacou a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Yoná Da Silva Dalonso.

Conheça os projetos

O AmaViva reúne mulheres artesãs que foram capacitadas profissionalmente em modelagem e costura no projeto Sempre Viva. O AmaViva é um projeto de produção, onde as mulheres são conscientizadas ao empreendedorismo e produzem materiais e acessórios para venda a partir de refugos em diversos subgrupos como o Mútua (couro e pedras semipreciosas); Tiwa (sombrinhas e guarda-chuvas descartados); Aviva Somos (malhas e têxteis de indústrias da região) e o AmaFios (fios).

O SempreViva capacita mulheres, cadastradas pela Secretaria de Assistência Social de Joinville no Serviço de Preparação e Formação Profissional, com os conhecimentos teóricos e práticos do Design. Ao longo do projeto, elas colocam em prática o conhecimento adquirido em produtos que, em feiras e eventos, serão comercializados como auxílio para suas rendas.