A tecnologia tem sido grande aliada da educação, além de conectar pessoas, facilita o acesso à informação e ao conhecimento. Pensando nisso, os acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica de Joinville e São Bento do Sul terão acesso a um novo método de aprendizagem. Os estudantes do primeiro ano passam a contar com a tecnologia da realidade aumentada e virtual, durante as aulas, que permitirá a visualização e a integração dos alunos com os elementos que estão sendo estudados para assim criar a sensação de estar em contato com a realidade.

De acordo com a professora Josiane Riani a tecnologia será uma importante ferramenta durante as aulas virtuais. “Os alunos terão acesso a um target que por meio de seus celulares terão uma atividade em realidade aumentada, por exemplo, a manutenção de uma bomba industrial ou uma análise de conforto térmico”, explicou a docente.

Quando as atividades presenciais retornarem, as atividades acontecerão com o uso de um óculos de realidade virtual. “Os alunos serão imersos num ambiente diferente, por exemplo, um laboratório ou setor industrial, que promoverá a interface entre os usuários e um sistema operacional, com auxílio de imagens 360°”.

As atividades são uma parceria entre os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica e a Fenômenos Aprendizagem.