No último (06/11) sábado foi desenvolvida a atividade de reforço escolar de crianças e adolescentes da comunidade Caminho Curto. Esse processo foi interrompido durante a pandemia e agora, com a diminuição de risco dos indicadores da pandemia, ela retornou nos meses de setembro e outubro, sendo finalizada no dia 06.  

Segundo a professora Sirlei de Souza afirmou que o objetivo é fazer com que as crianças dediquem um tempo com monitoria para retomar os assuntos dos quais eles tiveram mais dificuldades ao longo dos quase dois anos de pandemia. 

Os grupos foram divididos no processo de alfabetização, de 1º a 5º ano, já que a pandemia dificultou bastante o desenvolvimento da escrita e da leitura desses alunos. O segundo grupo foi subdividido a partir do 6º ano até o ensino médio, com o reforço das disciplinas que eles apresentaram maior dificuldade, sendo elas matemática, língua portuguesa, química e física, disciplinas das quais os jovens já apresentam um desafio maior na aprendizagem. 

Nessa atividade de reforço o projeto contou com mais de 15 acadêmicos da universidade, bem como egressos e voluntários, para poder desenvolver no segundo semestre de 2021 esse processo de reforço escolar, considerando que também é uma oportunidade para que crianças e adolescentes conheçam o espaço da universidade, identifiquem esse espaço também como seu, sobretudo na Univille, como uma universidade comunitária. 

Vanessa Dias do Rosário, que faz parte da comunidade Caminho Curto, afirmou que as aulas de reforço para as crianças têm sido fundamentais para ajudá-las no aprendizado, visto que durante a pandemia elas não estavam presentes física ou remotamente nas aulas. 

Os acadêmicos que fazem parte do projeto também relataram a importância e benefícios da participação. Danielly Lesa, do curso de Enfermagem, frisou a questão da liderança e organização, que tem sido adquirida durante esse período. Já a aluna de História, Alane Valentina Bernardes, afirmou que o projeto tem ajudado ela a lidar com certas situações como professora, e entender as dificuldades de outras realidades.  

O egresso do curso de Engenharia Mecânica, Fernando Henrique da Rosa Schmen, disse que retornou a Universidade para participar como voluntário no projeto, contribuindo com as atividades com a comunidade, por saber a importância que isso possui. Já o Fernando Hinsching, que as atividades proporcionam para as crianças um aprendizado maior, e essa experiencia permite que ele se coloque no lugar delas. 

Parabéns a todos que fazem parte desse projeto, tão necessário para a comunidade.