Conheça o Programa de Reabilitação Cardiovascular e Metabólica

O Programa de Reabilitação Cardiovascular e Metabólica – fase 3 - da Univille está na sua segunda versão, tendo sido aprovado no Edital de Projetos Integrados de 2017 e 2019 sob a coordenação Profa. Dra. Carla Werlang Coelho, além da participação da professora Dra. Daniela Delwing de Lima, professora Dra. Mariana Falcão Leal Brotero Duprat, professor Ms. Luiz Henrique Rodrigues, e do cardiologista Dr. Marcelo Saraiva Araujo

Ele é desenvolvido em parceria com o Centro de Cardiologia e Biodinamica do  Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, no qual os pacientes são encaminhados após completarem a fase 2  da reabilitação cardiovascular, que acontece no Ambultatório do Hospital.

Na execução da primeira versão, entre 2018 e 2019, o programa aconteceu na Academia Univillle. Na execução da segunda versão, de 2020 e 2021, devido a pandemia do coronavírus e todas as impossibilidades que essa situação trouxe, o Programa de Reabilitação foi reestruturado e passou a ser realizado nos moldes da Reabilitação Domiciliar (Home Base).

Assim, as atividades acontecem da seguinte maneira: (1) realização de uma avaliação física presencial; (2)  uma vez na semana sessão de reabilitação domiciliar síncrona acompanhada via on-line (Google meet); (3) duas vezes na semana sessão de reabilitação domiciliar assíncrona  (paciente realiza sozinho e posteriormente relata a rotina de exercícios) e (4) palestras sobre educação para a saúde (Google meet).

O programa conta com a atuação de aproximadamente 26 acadêmicos dos cursos da área da saúde (Medicina, Educação Física e Psicologia) da Univille, e a  prática é orientada por uma equipe multidisciplinar de profissionais  que  ouve, discute e atua, considerando o paciente em recuperação no centro do processo.

A parceria da Univille com o Centro de Cardiologia do Hospital Regional, reforça a importância da promoção, proteção e recuperação da saúde dos cardiopatas, bem como a atuação interprofissional dos estudantes na área da saúde.

Os resultados são muito positivos, e a satisfação e alegria de todos os profissionais, estudantes e pacientes transparece na face de cada um e na melhora dos indicadores fisiológicos dos cardiopatas.