Projeto da Univille é selecionado pela Fundação Boticário

Entre as 138 propostas inscritas, o Projeto Caminhos do Mar, voltado ao desenvolvimento do turismo de observação de natureza na Baía Babitonga, é um dos 19 selecionados na Teia de Soluções - Camp Oceano.

O Projeto Caminhos do Mar, da Univille, foi uma das 19 iniciativas aprovadas na Teia de Soluções - Camp Oceano 2021, da Fundação Boticário. O projeto, voltado ao desenvolvimento de bases para o turismo embarcado de observação de natureza na Baía Babitonga, marca o início de uma nova linha de atuação em prol da conservação desse rico e diverso ecossistema. O projeto será realizado pela Universidade com a coordenação da professora Marta Cremer, e conta com uma parceria inédita com o Instituto Federal Catarinense, em São Francisco do Sul.

Focado em resolver desafios relacionados ao ambiente costeiro-marinho, como fomentar o turismo responsável, reduzir a poluição no oceano e mitigar os efeitos da crise climática nas cidades costeiras brasileiras, o edital contou com 138 propostas inscritas, num total de mais de 900 pessoas envolvidas. Para a segunda fase foram selecionadas 120 pessoas divididas em 40 equipes. Os selecionados participaram de uma maratona de imersão virtual de conhecimento e capacitação com o intuito de lapidar suas soluções. Foi desse intenso trabalho que as 19 melhores propostas foram escolhidas.

O projeto Caminhos do Mar vai realizar diagnósticos, mapeamentos, análise da capacidade de carga, elaboração de protocolos de observação e roteiros dos atrativos turísticos na região do Ecossistema Babitonga. A ideia central é, por meio do conhecimento científico produzido ao longo de décadas pela universidade, contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento do turismo de natureza na região, para que este seja uma alternativa econômica sustentável, atuando em sinergia com a comunidade regional e incentivando o surgimento de uma rede de colaboração.

Para a coordenadora Marta Cremer, o projeto está intimamente ligado ao compromisso da Universidade. “A Univille é uma instituição comunitária que tem no seu cerne o compromisso de atender as demandas da sociedade e o Caminhos do Mar está totalmente alinhado a este compromisso.” A professora comenta que o maior objetivo do projeto é contribuir para uma mudança de perspectiva: “desenvolver bases para que o turismo de natureza ocorra de forma sustentável. Evidenciar que a biodiversidade é uma grande oportunidade de negócios, um caminho para a geração de renda, mas sobretudo de subsistência a longo prazo. As ameaças à conservação marinha também são ameaças sociais e econômicas, tanto para o setor turístico quanto para as pessoas que dependem da Baía.”

O projeto, com uma duração de dois anos, ainda está em fase de contratação. Além de desenvolver as bases para esse tipo de operação, prevê um programa de inserção de jovens pesquisadores com estudantes do Curso Técnico Integrado em Guia de Turismo do Instituto Federal Catarinense - Campus São Francisco do Sul, e a criação de um canal de Ciência Cidadã, por meio do qual a população poderá interagir e contribuir com informações sobre a biodiversidade e atrativos turísticos da Babitonga.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Projeto Caminhos do Mar/Univille