A Univille já iniciou a preparação para o retorno às aulas presenciais do Ensino Superior. O planejamento tem como base o Protocolo de Biossegurança e Plano de Contingência da instituição, decretos e portarias estabelecidas pelo Ministério da Educação e do Governo de Santa Catarina. Além disso, as ações já estão sendo pensadas desde o ano passado, sempre em contato com os órgãos de saúde e educação do Estado e dos municípios da região. As datas de retorno seguem o Calendário Acadêmico 2021 - confira aqui.

A volta às aulas presenciais vai seguir regras de distanciamento e protocolos para garantir a segurança de estudantes, professores e pessoal administrativo. Regras que já fazem parte da nossa rotina desde o início da pandemia. A temperatura corporal será aferida nas entradas dos campi, unidades e polos da universidade; o uso de máscara é obrigatório em todas as dependências (sala de aula, espaços administrativos, cantinas e etc); os espaços de ensino, salas de aulas e laboratório só serão utilizados respeitando a capacidade permitida e mantendo a distância segura entre as pessoas. Dispensers de Álcool 70% estão fixados em todos os espaços da universidade para intensificar a higiene das mãos.

Acompanhamento de casos específicos

As equipes da Univille acompanham e avaliam as especificidades de cada curso para que o retorno aconteça de forma segura e sem exposição de estudantes e professores do grupo de risco. Os integrantes do grupo de risco, estudantes, docentes e pessoal administrativo, vão permanecer em atividades remotas. “As salas de aulas, laboratórios, espaços esportivos e clínicas estão organizados de acordo com as regras de biossegurança, considerando o distanciamento de 1,5m entre as pessoas, a instalação de câmeras para transmissão síncrona das aulas, bem como com cartazes com orientações e sinalização nos corredores para que se observe o sentido dos deslocamentos”, destacou a Pró-Reitora de Ensino, professora Patrícia Magri.

Capacitação para o retorno seguro

No ano passado, por exemplo, a Univille realizou diversas capacitações com a comunidade acadêmica que retornou às atividades práticas nos campi e unidades. “Para este ano, com o retorno das aulas teóricas também de forma presencial, precisaremos ampliar o processo de capacitação para atender toda a comunidade acadêmica envolvendo, inclusive, aqueles que já participaram deste processo no ano passado”, enfatiza o Pró-Reitor de Infraestrutura, professor Gean Cardoso de Medeiros.  Em 2021, as capacitações serão disponibilizadas de forma virtual e seguindo o calendário de retorno às aulas. Confira o Calendário Acadêmico 2021 aqui.

O Centro de Inovação Pedagógica, Infraestrutura e Tecnologia da Informação iniciam uma Experimentação de Retorno com os auxiliares de ensino e docentes da Universidade. O encontro é uma oportunidade para aproximar e preparar as equipes para o retorno às aulas presenciais e as dinâmicas neste momento. Nesta sexta-feira (19/02), a experimentação inicia com os cursos de Educação Escolar Quilombola, Gastronomia e Psicologia, que já retornam às aulas no dia 22/02.

A capacitação também será estendida ao Pessoal Administrativo da Univille nos próximos dias. O objetivo é conscientizar as equipes sobre o Protocolo de Biossegurança e as medidas de segurança adotadas com o retorno das atividades presenciais. As gerências e coordenações farão as tratativas sobre casos específicos.

Entendendo as características de cada curso, os estudantes e professores devem manter contato direto com os coordenadores de curso para exposição de casos específicos e também entender o andamento das disciplinas neste retorno. As equipes administrativas da Universidade também devem procurar seus gestores para entender melhor a dinâmica da retomada e os protocolos de segurança exigidos neste momento.