O projeto ECOSAM - Impacto Ambiental Emergente de Resíduos de Saúde, foi selecionado pelo Laboratório de Inovação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para fazer parte do acervo de Experiências Brasileiras em Participação Social no Controle da Covid-19. Com o intuito de levar informações e soluções no enfrentamento da pandemia do coronavírus, o projeto participou ativamente na busca de respostas junto com lideranças em saúde da Prefeitura de Joinville, secretarias, direções de hospitais da cidade e também lideranças comunitárias. 

A iniciativa foi iniciada pelo docente Luciano Henrique Pinto, responsável pelo projeto e que explicou que o objetivo era muito mais do que levantar questões de meio ambiente, era preciso rever e estudar a saúde junto à comunidade. Compreender a importância de olhar a saúde além dos fatores biológicos, e das questões determinantes dela, atendendo o binômio "saúde e meio ambiente" que é uma das marcas da Univille.

No ano de 2020 foi criada então a Comissão de Enfrentamento da Covid-19, onde eram discutidas pautas a partir das pesquisas realizadas dentro do projeto. No início, eram realizadas reuniões para debater e acompanhar, junto ao poder público e da Secretaria Municipal de Saúde, além dos hospitais da cidade, a adoção das medidas de enfrentamento da Covid-19. 

Em 2021 a proposta do projeto se diferencia da inicial, o cenário pós-pandemia vem à tona e traz questões das sequelas deixadas pela doença, além de um estudo sobre uma nova estruturação do Sistema Único de Saúde - SUS. “Nossos esforços estão sendo para a questão do pós-pandemia [...] na remontagem do SUS, uma vez que teve muitas prioridades e alguns serviços que ficaram em segundo plano estão sendo retomados. Então a questão é essa: como será o sistema de saúde pós-pandemia com as demandas que surgiram depois desta campanha de vacinação e do controle da pandemia.” explica, Luciano. 

Além de auxiliar na área da saúde, o projeto se estende para a sala de aula, onde os acadêmicos são estimulados pelo projeto, onde podem aprender se embasando nos dados das pesquisas, nos ensinamentos dos professores e na própria experiência do contato com a pandemia.