A nossa professora Juliana Floriano, do curso de Design, conquistou o 1º lugar no Concurso Ibram Estampas & Museus na Categoria Efemérides – Museu Histórico Nacional. O projeto ocorreu em 2021, e os participantes precisavam enviar propostas de conjuntos de 4 estampas, com imagens de obras pré-selecionadas e indicadas no edital, tendo módulos de 64, 32 e 16 cm e uma em tons de cinza, para aplicação em produtos que serão comercializados no museu.

A professora Juliana contou um pouco sobre o trabalho que desenvolveu: “Dentre as obras, escolhi a moeda “O Índio” por ser o único exemplar conhecido no mundo, até o presente momento. Além da inspiração direta, com utilização da moeda inteira para a criação das estampas, também foram destacados elementos como as letras, aros e ornamentos para as composições.”

Além disso, ela falou sobre a história dessa moeda, escolhida como seu objeto de trabalho: “Tratando-se de moeda portuguesa cunhada em 1499, no reinado de D. Manuel I (1491 - 1521), foi mandada lavrar para comemorar, provavelmente, a descoberta do Caminho Marítimo para a Índia por Vasco da Gama, em 1498, por isso as estampas também remetem ao contexto da navegação.”

Confira o resultado do trabalho desenvolvido abaixo: