Na tarde desta terça-feira (29/11) ocorreu a comemoração de 20 anos da Farmácia Escola (FAE) na unidade Centro – Joinville. A Farmácia Escola surgiu através de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Joinville e a Universidade da Região de Joinville em 2001, com o objetivo de prestar serviços farmacêuticos para a comunidade Joinvilense, dispensando medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Reitor, professor Alexandre Cidral, esteve presente e afirmou que o trabalho desenvolvido pela Farmácia Escola é muito importante, não só para a Universidade, preocupada com a formação de estudantes na área da saúde onde as vivências práticas são muito importantes, como também para a população, onde grande parte não possui recursos para seus medicamentos, e acabam recorrendo à FAE. O Reitor também disse que a Farmácia Escola propicia aos estudantes o contato com essas realidades e permite compreender as diversas situações de cada um dos casos atendidos.

Outras autoridades também estiveram presentes nesse momento, como o Secretário de Saúde da cidade de Joinville, Andrei Popovski Kolaceke, onde afirmou que a FAE é um serviço que tem uma importância fundamental pois traz um olhar diferenciado para uma demanda que é muito diferenciada, que precisa ter um olhar específico e técnico, para tratar de suas especificidades para que se tenha um processo de assistência e cuidado farmacêutico.

Além da prestação direta de serviços à comunidade, a FAE consiste em um modelo pedagógico de integração de ensino, com atividades didáticas-assistenciais, que permitem aos estudantes de farmácia desenvolver suas competências relacionadas à clínica farmacêutica e a gestão da assistência farmacêutica.

A Farmácia Escola, através do ensino da Universidade, tem o objetivo de organizar um modelo de serviço farmacêutico de excelência na dispensação de medicamentos do CEAF, por meio da realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando o desenvolvimento e operacionalização do estágio curricular obrigatório aos estudantes do curso de Farmácia. São cerca de 9.500 usuários atendidos por mês. A parceria de 20 anos auxilia na realização de atendimentos humanizados e de qualidade prestados aos munícipes, favorecendo a adesão ao tratamento e o uso racional de medicamentos.