Uma galeria de arte a céu aberto. Foi assim que a comunidade Rio Velho, na zona Sul de Joinville, ficou após a visita de acadêmicos e professores do curso de Design da Univille. A iniciativa, que foi idealizada pelo Projeto Social e Cultural Novo Rio Velho, tem como objetivo levar a arte aos moradores da comunidade, mas, também, sensibilizar a iniciativa pública às necessidades enfrentadas pela população de, aproximadamente, 58 famílias, que convivem com a falta de saneamento básico, iluminação pública, além de abastecimento de água e energia individualizados.

O professor Haro Schulenberg, docente do curso de Design, destacou que ações como esta reforçam a experiência dos estudantes com as atividades práticas e, principalmente contribuindo com a comunidade e criando a interface entre Universidade e sociedade.  “Quando a gente fala da curricularização da extensão e do impacto para o aluno, tanto dentro da sala de aula como para a sociedade, já estamos falando de um ensino contemporâneo, de uma corrente que já estamos trabalhando há muito tempo na Univille”, pontuou.

Rafael Weber, um dos coordenadores do projeto, reforçou seu sentimento de gratidão ao ver o trabalho realizado pelos estudantes e pela receptividade de toda comunidade com a proposta idealizada. “Lembrando que aqui (a ação do final de semana) é apenas o começo. A gente tem muitas casas para pintar, muito trabalho para fazer aqui na comunidade”. Rafael lembrou que o futuro da Comunidade do Rio velho pode ser transformado através da arte, da cultura e das ações sociais.

O Projeto Novo Rio Velho foi criado em 2021 e uma das primeiras iniciativas foi a Casa Modelo, que foi pintada pelo artista plástico Ademar Cesar, que também assina a direção artística do projeto na fase inicial.