Um espaço totalmente revitalizado, com salas preparadas para atender a comunidade e ouvir as necessidades de quem precisa de um atendimento jurídico. A Univille São Francisco do Sul inaugurou sexta-feira (11/08) o Escritório Modelo de Assistência Jurídica – EMAJ, vinculado ao curso de Direito ofertado pela Univeridade na cidade. O EMAJ também tem por objetivo oportunizar aos acadêmicos colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula. O evento de inauguração contou com a participação de autoridades municipais, profissionais da área advocatícia, professores, acadêmicos, reitoria da Universidade e a comunidade.

“É uma grande satisfação fazer a entrega desse espaço e reiterar a importância de São Francisco do Sul para a região e para o nosso desenvolvimento como uma instituição comprometida com a regionalidade, com o desenvolvimento sustentável. Parabéns aos alunos, acadêmicos, profissionais e à comunidade”, comemorou o Reitor da Univille, professor doutor Alexandre Cidral.

Para o coordenador do curso de Direito de São Francisco do Sul, professor Denis Fernando Radun, o escritório modelo, além de ser mais um local que conecta os acadêmicos de Direito à comunidade francisquense, ele se torna uma vitrine das boas práticas jurídicas desenvolvidas pelo curso. “É uma oportunidade para os acadêmicos aperfeiçoarem habilidades necessárias para o mercado de trabalho, como a escuta ativa, a redação, a comunicação jurídica, a gestão de processos, a administração de prazos, o comprometimento, a criatividade, entre outras”, complementou.

A primeira dama de São Francisco, Dagmar Caregnato Moreira, destacou a emoção do atendimento ao primeiro cliente. “Nunca esqueçam do primeiro cliente. É uma emoção que a gente leva para a vida toda. A pessoa confia e entrega seu problema a você”, falou. No EMAJ, serão atendidas pessoas com os mesmos critérios adotados pela Defensoria Pública de Santa Catarina, ou seja, aqueles em situação de vulnerabilidade social, com renda de até três salários-mínimos.

O atendimento à comunidade em geral vai ser realizado a partir de março de 2024, mas no sábado (12/08), os acadêmicos de Direito já iniciam as atividades no local, com demandas provenientes de um acordo de cooperação estabelecido com o juizado especial cível da comarca de São Francisco do Sul.

Advocacia no mundo em transformação

Para o comemorar o Dia do Advogado, uma palestra foi realizada logo após a inauguração do EMAJ. Com o tema “Advocacia para um mundo em transformação: formação, ética e gestão de carreira”, o painel foi ministrado por Guilherme Cauduro, da Cauduro e Morínigo Advocacia, e por Beatriz Regina Branco, coordenadora do Curso de Direito da Univille Joinville.

Cauduro e Beatriz compartilharam experiências de profissão e deram diferentes dicas aos acadêmicos presentes. Logo no início, a professora Beatriz falou sobre uma pesquisa realizada pela Comissão de Educação Jurídica da OAB Joinville, que destacou habilidades e competências necessárias para um bom profissional de direito. Entre os itens mais falados estão as técnicas de pesquisar, saber onde encontrar as respostas, nunca parar de estudar e facilidades de trabalhar em equipe.

O advogado Cauduro comentou sobre sua experiência enquanto acadêmico, um período de muitas incertezas e angústias. “A ferramenta que não mudou durante esses milhares de anos da humanidade é a comunicação. E defender um argumento, defender uma ideia é o que nos propiciou nos tornarmos civilizados. E na essência da civilização está a advocacia, está a defesa da harmonia social, da paz social. E essa é nossa função enquanto advogados” justificou. A palestra foi promovida pela Univille de São Francisco do Sul e pela OAB Seccional São Francisco do Sul, e ocorreu no auditório do Instituto Federal Catarinense - IFC.