Entusiasmo, muitas perguntas e mãos na terra.  Para marcar o Dia da Árvore (21 de setembro), alunos do projeto de educação ambiental “Monitorando Rios” plantaram mudas de árvores frutíferas doadas pela Döhler, uma das principais e mais sustentáveis indústrias têxteis da América Latina.

A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (21) em um terreno do Distrito Industrial Norte, em Joinville. Mais de 30 crianças, que fazem parte da 12ª turma do Monitorando Rios, receberam mudas de espécies como pitanga, cerejinha preta e uvaia e deixaram sua contribuição para a Mata Atlântica.

“A Döhler desenvolve vários projetos voltados à sustentabilidade e o Monitorando Rios é um deles. Importante conscientizar as crianças que serão a sustentação da nossa sociedade”, destacou José Mário Ribeiro, CEO da Döhler.

José Mário também lembrou do projeto “O Chamado 2027”, em que a companhia doa árvores para a comunidade. A intenção é doar 14 mil mudas até 2027. Mais de 11 mil já foram entregues. Quem quiser deve entrar em contato pelo e-mail: chamado2027@dohler.com.br.

“As crianças estão muito empolgadas e essa ação vem ao encontro do objetivo do Monitorando Rios, que é trazer a sensibilização ambiental para as crianças. Mesmo que o projeto seja mais focado na água, as crianças aprendem muito sobre a importância da mata ciliar, das árvores, da fauna para que tudo isso tenha um equilíbrio ambiental adequado almejando a sustentabilidade”, frisou Izabel Liberato, bióloga e responsável técnica do Projeto Monitorando os Rios.

Empolgação não faltou para o aluno Luan Davi Gomes de Oliveira, 13 anos. “Assim, a gente pode aprender mais sobre a natureza, suas árvores e rios”, comentou enquanto plantava sua muda.

Sobre o Projeto Monitorando Rios

O projeto Monitorando Rios, idealizado e financiado pela Döhler e executado pela Univille, transforma alunos da rede municipal de ensino de Joinville em “Monitores da Qualidade da Água”. Os alunos fazem análises da água dos rios que ficam próximos às escolas, conhecem os elementos que compõem as bacias hidrográficas e participam de palestras sobre destinação de resíduos, uso consciente da água e proteção e conservação dos recursos hídricos. Até agora, 11 turmas já se formaram, impactando mais de 300 alunos, além de toda a comunidade escolar. A 12ª turma, que é da Escola Sadalla Amin Ganhem, irá se formar no próximo dia 26/9.