A Univille inaugura, nesta quinta-feira (30/03), às 11 horas, o Laboratório de Epidemiologia Molecular (LEM) no campus Joinville da Universidade. O novo espaço foi idealizado com recursos do Edital Fapesc 029/2021 do Programa Estruturante Acadêmico de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios do Estado de Santa Catarina com a aprovação do projeto “Phenome-Wide Association Study (PheWAS) como ferramenta para análise da casualidade multifatorial do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico”, liderado pela professora Leslie Ecker Ferreira da Univille.

A Universidade também realizou investimentos próprios na revitalização e ressignificação do espaço para receber estudantes dos cursos de Graduação, Pós-Graduação da Univille, mas também de outras instituições de ensino do Brasil e estrangeiras que realizam pesquisas sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças correlacionadas.

De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univille, professor Paulo França, o AVC representa a segunda causa de mortes em todo mundo, com maior impacto em países de baixa e média renda e que acarretam sequelas graves e que refletem na qualidade de vida dos pacientes.

“As pesquisas que já estão e que serão desenvolvidas no Laboratório de Epidemiologia Molecular da Univille contribuirão para aumentar o entendimento dos mecanismos moleculares envolvidos na predisposição e prognóstico do AVC, associando-se a variabilidade genética populacional com fatores sociodemográficos, clínicos e ambientais correlatos à doença. Assim, o Laboratório de Epidemiologia Molecular torna-se um novo marco na história da Univille, somando-se às conquistas e oportunidades decorrentes da implantação do Biobanco Univille e da parceria com o Registro de AVC de Joinville – Joinvasc”, destaca Paulo França.

O quê?

Inauguração do Laboratório de Epidemiologia Molecular da Univille;

Quando?

30/03/2023, às 11 horas;

Onde?

Univille - campus Joinville - Bloco H.

Conheça mais sobre a pesquisa internacional sobre o AVC: