A Univille vai receber, na próxima segunda-feira (17/04), a partir das 19h30, no campus Joinville, o Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias. A programação, que será realizada no Centro de Convenções, é aberta ao público acadêmico e toda comunidade de Joinville e região. O Fórum foi lançado no dia 29/03 pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) com o objetivo de apoiar e fortalecer o sistema comunitário de ensino superior do Estado.

Ao chegar em Joinville, na Univille, o Fórum registra a sua oitava parada em encontros que acontecem de forma itinerante em 13 Universidades que fazem parte da Associação Catarinense das Fundações Educacionais, a Acafe. Estudantes, professores, lideranças políticas e equipes administrativas e de Reitoria se reúnem para debater e fortalecer o papel das Universidades Comunitárias.

O Reitor da Univille, professor Alexandre Cidral, reforçou que o momento é muito especial para o fortalecimento das instituições comunitárias como agentes de desenvolvimento regional. “Para nós é uma grande satisfação que a Assembleia Legislativa proponha este Fórum para que possamos debater, ainda mais, a qualidade do Ensino Superior em nosso Estado”, destacou.

O modelo de Universidades Comunitárias, que possibilitou a expansão do ensino superior em diversas regiões de Santa Catarina, contribui até os dias atuais para o desenvolvimento das cidades por intermédio do ensino, pesquisa, extensão, inovação e prestação de serviços às comunidades. “As Universidades Comunitárias foram fundamentais para a primeira revolução da educação em Santa Catarina, no final da década de 1960. Agora, essa mobilização pretende desencadear uma segunda revolução, permitindo que todos os catarinenses, sobretudo aqueles com menor renda, tenham condições de escolher e realizar o curso que desejam", destacou o coordenador e criador do colegiado, deputado Napoleão Bernardes.