Nesta manhã foi realizado o Seminário “Educação em Direitos Humanos, Juventude e Agenda 2030”.

O evento faz parte do Encontro Catarinense sobre Educação em Direitos Humanos para Instituições de Ensino Superior (IES) da ACAFE e Cátedras UNESCO de Educação e Direitos Humanos, com o objetivo de debater experiências e refletir sobre potenciais contribuições de uma educação em direitos humanos para a Juventude em universidades brasileiras e em todo o mundo.

A mesa de honra foi composta pela Vice-Reitora Therezinha Maria Novais de Oliveira, pela coordenadora da Cátedra UNESCO de Educação para a Cidadania e Direitos Humanos da Univille Prof.ª Fernanda Lapa, Prof.ª Sirlei de Souza, coordenadora do CEDH - Comitê de Educação em Direitos Humanos, Waldemar Moreno, Vice-coordenador do curso de Direito da Univille Joinville, e por Fábio Eon, Coordenador de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Naturais na UNESCO.

A professora Fernanda abriu o evento dando as boas-vindas aos presentes, e disse ser uma alegria poder estar realizando esse importante encontro em nossa Universidade, que tem o objetivo de dialogar sobre a educação em direitos humanos para a Educação Superior.

Já a professora Sirlei o CEDH é um espaço para discutir questões tanto a Educação em Direitos Humanos como também questões relacionadas à violência, gênero, etnia e justiça social, e convidou os professores e acadêmicos para conhecer o espaço localizado no bloco C-103 e para participar dos eventos promovidos pela CEDH.

Fábio Eon afirmou que a UNESCO busca promover direitos fundamentais, desenvolvendo esforços e buscando construir uma sociedade mais pacífica e igualitária. Segundo ele, hoje em dia são 700 cátedras em todo o mundo que buscam estreitar as relações entre a UNESCO e centros de excelência que desenvolvam ensino, pesquisa e extensão, e esse encontro entre cátedras é uma oportunidade de realizar trocas de experiências entre elas.

Por fim, a professora Therezinha destacou a importância dos Direitos Humanos para a Univille, fazendo diversas ações instituições nessa área, sendo o espaço do CEDH um exemplo desse trabalho. “Garantir esses direitos é assegurar que cada indivíduo possua as condições necessárias para desenvolver suas capacidades e potenciais, e assim contribuir para a construção de uma sociedade mais livre e democrática”, afirmou.