Na noite desta quarta-feira, 21 de junho, ocorreu a abertura da exposição didática intitulada "Populações Afrodescendentes: Lutas por Direitos e Protagonismo Contemporâneo". A exposição é o resultado do projeto de curricularização da extensão, que foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de Direito Civil e Teoria Geral do Estado e Ciência Política, e foi organizada pelos acadêmicos das turmas 1AN e 1BN do 1º semestre do Curso de Direito Univille, sob a orientação dos professores Claudio Melquiades Medeiros, Luciana Altmann Tenório e Sirlei de Souza.

Localizada no corredor do Espaço Cidadania, no térreo do Bloco C, a exposição apresenta uma série de banners que abordam as lutas históricas pela garantia de direitos da população negra, a evolução das constituições brasileiras e as leis criadas para amparar esse grupo, além de destacar personalidades fundamentais para a cultura brasileira que, infelizmente, muitas vezes são esquecidas nos livros de história.

A professora Beatriz Regina Branco, coordenadora do curso de Direito, expressou sua gratidão a todos os presentes e expressou sua esperança de que os estudantes abracem esse caminho dentro da universidade, compartilhando seus conhecimentos e experiências, e levando para além dos muros da instituição tudo o que aprenderam com pessoas e realidades diversas.

A Pró-Reitora de Ensino, professora Patrícia Esther Fendrich Magri, enfatizou que os trabalhos expostos são a materialização e o resultado da curricularização da extensão, uma iniciativa presente na matriz curricular dos cursos da Univille. Ela ressaltou ainda a importância das visitas realizadas em diferentes comunidades, que proporcionaram o contato com realidades e histórias distintas, construindo assim um conhecimento pessoal e coletivo.

Além disso, Gorete Aparecida de Oliveira, uma das líderes da comunidade do Beco do Caminho Curto, compartilhou algumas experiências de discriminação vivenciadas pela comunidade, destacando como o preconceito ainda se manifesta no cotidiano dos moradores.

Os trabalhos estarão expostos até o dia 10 de julho. Aproveite essa oportunidade para explorar e conhecer mais sobre cada um dos projetos e reflexões apresentados na exposição.