A edição de maio da revista Roots é inteiramente dedicada à acessibilidade e destaca as iniciativas dos jardins botânicos associados ao Botanic Gardens Conservation International.

Um dos destaques dessa edição é o Jardim Sensorial, localizado no Jardim Botânico da Univille.

Em seu texto de abertura, a revista destaca a importância da acessibilidade como uma prática que visa tornar as informações, atividades e ambientes compreensíveis, significativos e utilizáveis para o maior número possível de pessoas. Ela ressalta que nos jardins botânicos, a acessibilidade busca criar condições equitativas para todos os públicos, proporcionando um espaço socialmente inclusivo e acolhedor.

E o Jardin Sensorial é um dos destaques da edição. Construído em 2022 com o apoio do Fundo Global de Jardins Botânicos da BGCI, ele está localizado no Jardim Botânico da UNIVILLE, e é um local para admirar a beleza das plantas, transmitir conhecimento sobre elas e praticar a educação ambiental.

O texto aponta os objetivos da criação desse espaço, sendo eles:

• Criar canteiros suspensos e não suspensos, de diferentes formatos, para o plantio de espécies de plantas aromáticas, com texturas, cores e formas distintas;

• Estabelecer caminhos entre os canteiros com diferentes tipos de substratos, como grama, areia, cascalho, folhas, pedras, cascas de árvores, etc;

• Alternar o plantio de espécies diferentes nos canteiros ao longo do ano, de acordo com suas especificidades em relação ao clima;

• Instalar placas informativas de tamanhos variados, com texto também em Braille, para orientar os visitantes;

• Treinar uma equipe de guias para desenvolver atividades de educação ambiental no Jardim Sensorial e registrar as reações do público;

• Divulgar os resultados em revistas de acesso público e em eventos científicos.

Os visitantes relataram sua fascinação com a experiência sensorial proporcionada pelo Jardim. As crianças se divertiram especialmente com o piso tátil, incluindo os pneus, e também desfrutaram de experimentar o sabor e o aroma das folhas de diversas espécies.

A matéria conclui afirmando que o Jardim Botânico da Univille desempenha seu papel como um laboratório multidisciplinar para ensino, pesquisa e extensão. Além de abrigar coleções de plantas vivas para a preservação da biodiversidade in situ e ex situ, ele serve como um espaço para pesquisas científicas realizadas por professores e estudantes universitários, ao mesmo tempo em que oferece à comunidade atividades de educação ambiental, lazer e contemplação.

Você pode conferir a edição completa da revista (em inglês) aqui.