O ano de 2023 está sendo um marco da retomada do setor de eventos em Joinville. Desde o mês de janeiro, a cidade vive um período efervescente no qual o movimento do calendário e o público, crescem na mesma proporção. Até o final do ano, Joinville terá movimentada agenda com eventos de todos os portes e diversificados setores, incluindo indústria, tecnologia, transporte, negócios, gestão, cultura, esporte, entretenimento e lazer.

“Estamos trabalhando em ritmo intenso, beneficiando toda a cadeia produtiva do setor. Joinville celebra a sua consolidação como importante destino de eventos, onde atributos como infraestrutura, localização estratégica, ampla rede de serviços, atrativos qualificados e hospitalidade, fazem a diferença para organizadores, produtores, profissionais e para o público em geral”, avalia Giuliano de Mello, presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB).

Entre os principais eventos já confirmados, estão a Expogestão 2023 (junho); 14ª Intermach, Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica, 40o Festival de Dança de Joinville e Festival dos Girassóis (julho); Shot Fair Brasil 2023 e Logistique 2023 (agosto); Codecon Summit 2023 e Metalurgia 2023 - Feira e Congresso de Tecnologia para Fundição, Forjaria, Alumínio e Serviços (setembro); Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) 2023 e XX SITRAER – Simpósio de Transporte Aéreo (outubro); 17o Congresso Brasileiro de Polímeros (CBPol 2023) e 83a Festa das Flores de Joinville (novembro).

De acordo com o JRCVB, a expectativa é que, juntos, os eventos movimentem público de aproximadamente 450 mil pessoas entre turistas e visitantes locais. A estimativa é que a movimentação gerada somente pelos turistas, injete na economia da cidade cerca de R$ 43 milhões, considerando os gastos em hospedagem, alimentação, transporte local e lazer.

“Destaca-se que neste valor não está incluso o impacto provocado pelo morador e visitante local, nem o gerado pela organização desses eventos, que acabam por movimentar uma rede de fornecedores para operacionalizar toda a parte de infraestrutura e logística. Somando-se a estes, o impacto se torna muito mais expressivo”, completa Giorgio Souza, executivo do Joinville Convention Bureau.

Em 2022, Joinville foi o terceiro município catarinense com maior Valor Agregado do Turismo (VAT), tendo gerado aos cofres públicos arrecadação superior a R$ 3,9 milhões. O estudo foi realizado pelo Núcleo de Economia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Pesquisa dos Impactos Socioeconômicos

A partir deste mês, a Universidade da Região de Joinville – Univille, em parceria com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), realiza nova edição da pesquisa Estudos dos Impactos Socioeconômicos dos Eventos em Joinville e a Imagem do Destino. A iniciativa tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Neste ano, a pesquisa será aplicada em 13 eventos nacionais e internacionais que acontecerão na cidade, até o mês de novembro.

“A pesquisa que faremos é a mesma já realizada anteriormente, com os mesmos objetivos. Neste ano, Joinville está com grande número de eventos confirmados e, mais do que nunca, esse levantamento é importante para medirmos a avaliação que os visitantes têm em relação à cidade”, afirma Yoná Dalonso, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univille.

De acordo com Giorgio Souza, os dados também são estratégicos para e desenvolvimento de ações voltadas ao crescimento do setor. “Estamos em um ano com calendário positivo eventos já confirmados que certamente receberão público expressivo. Assim, a pesquisa é essencial para entendermos e trabalharmos com base em números e, mais do que isso, conseguindo apresentar a importância do setor para a economia da cidade”, reforça.

Impactos e percepção em 2022

No ano passado, a pesquisa Estudos dos Impactos Socioeconômicos dos Eventos em Joinville e a Imagem do Destino foi aplicada em seis eventos realizados em Joinville, onde foram entrevistadas 247 pessoas de forma direta, entre os meses de março e setembro. As variáveis avaliadas foram perfil do visitante, gasto médio, média de permanência e avaliação do destino. Nesse último critério, foram abordados os itens atrativos naturais, culturais e históricos, informações turísticas, hospedagem, restaurantes, comércio, vida noturna, receptividade, segurança, limpeza e transporte público, sinalização, táxi e transporte por aplicativos.

Do total dos entrevistados, 48,7% vieram para negócios/eventos e 31% a lazer. Do total, 92,7% indicariam Joinville como destino e 90,7% têm intenção de retornar.

O período médio de permanência na cidade é de 3,6 dias e o gasto médio diário por pessoa é de R$ 416,67. Em relação à percepção sobre Joinville, as variáveis melhor avaliadas pelos entrevistados foram segurança e limpeza pública, receptividade e restaurantes.