Na última sexta-feira (19/01), aconteceu a cerimônia para entrega de menções honrosas aos gestores das UBSF que mais contribuíram com a inclusão de pacientes no âmbito do Projeto FASUS (Projeto de Rastreamento e Tratamento de Fibrilação Atrial Assintomática Não Valvar no Sistema Único de Saúde de Joinville), uma iniciativa de prevenção ao AVC entre a Prefeitura de Joinville e a Univille. 

“Sem um servidor comprometido e envolvido com as questões da saúde como temos em nossa cidade, a gente não tem nenhum resultado” diz Tânia Eberhardt, Secretária da Saúde de Joinville. 

Por meio de convênio vigente desde 2020, a universidade oportuniza professor pesquisador - Dr. Marcelo Pitombeira de Lacerda - para coordenar a pesquisa e o treinamento dos médicos, enfermeiros e agentes de saúde da rede pública voltado à identificação da arritmia, assim como bolsas de pós-graduação para servidores realizarem Mestrado e Doutorado no Programa de Saúde e Meio Ambiente na temática do projeto. Até novembro de 2023, foram realizados mais de 19.000 rastreios nas UBSF, sendo que 2 de cada 3 pessoas identificadas com fibrilação não sabiam da sua condição. 

Além disso, a equipe composta de docente e alunos do curso de graduação em Engenharia de Software da Univille desenvolveram uma ferramenta online para registro dos dados do projeto, incluindo cálculos relativos à implementação de anticoagulação. 

“Essa parceria entre a universidade, Secretaria Municipal da Saúde e os nossos servidores fez com que conseguíssemos mostrar resultados significativos e estamos motivados para darmos continuidade nesse trabalho” comenta Tânia Eberhardt. 

Além de contar com recursos próprios da Univille (Fundo de Apoio à Pesquisa), o Projeto FASUS também recebe apoio da FAPESC e do PPSUS (Programa de Pesquisa para o SUS).  

  

As unidades que receberam a menção honrosa são: 

Distrito Centro: 

UBSF Aventureiro III;  

UBSF Leonardo Schilikamnn; 

UBSF Itaum. 

  

Distrito Norte:  

UBSF Nova Brasília;  

UBSF Jardim Paraíso I e II;  

UBSF Rio da Prata. 

  

Distrito Sul:  

UBSF Parque Guarani;  

UBSF Paranaguamirim;  

UBSF Floresta.