A Univille participou nos dias 3 e 4 de abril da 7ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) realizada em Florianópolis. A Vice-Reitora da Univille, professora Therezinha Maria Novais de Oliveira, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Henrique Condeixa de a professora Fernanda Brandão Lapa, Titular da Cátedra Unesco de Educação para a Cidadania e Direitos Humanos da Univille, participam como representantes da Univille no evento. A CECTI é uma etapa estadual preparatória para a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e tem como objetivo a elaboração de propostas para as políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina.

As discussões concentram-se em torno de quatro eixos, como Eixo I: recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Eixo II: reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Eixo III: ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais e Eixo IV: ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. A programação incluiu a formação de grupos de trabalhos para convidados representando as 4 hélices: governo, academia, sociedade civil e empresas. Paralelo aos encontros, aconteceram, também, conferências livres, onde os participantes discutiram e debateram sobre diferentes temas de forma informal e aberta. Um formato que proporcionou um ambiente dinâmico e colaborativo, onde as trocas de conhecimento são incentivadas visando a construção coletiva de conhecimento.

Ao portal Agência de Notícias SECOM, Diogo Quintino, diretor da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou que “Eventos como este são fundamentais para promover a troca de ideias, fomentar a inovação e impulsionar o desenvolvimento do estado. A diversidade de opiniões e o compartilhamento de conhecimento contribuem significativamente para a construção de um futuro tecnológico e científico mais promissor para nossa sociedade”.