FURJ

FURJ
 

A Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia didático-científica, administrativa, financeira e disciplinar, exercida na forma da lei e dos seus estatutos, mantenedora da Universidade da Região de Joinville - Univille.

Instalada em 15 de março 1965, com a Faculdade de Ciências Econômicas, que, a partir de 1969, foi incorporada à Fundação Joinvilense de Ensino – FUNDAJE, criada em 1967. Em 1971, a FUNDAJE passou a denominar-se Fundação Universitária do Norte Catarinense – FUNC e, desde 1977, Fundação Educacional da Região de Joinville – FURJ, mantenedora da atual Univille (1996).

Pioneira e contextualizada, a FURJ trouxe o ensino superior para a região e, por meio de diversas iniciativas, auxiliou na evolução e no desenvolvimento sustentável da comunidade.

Além de valorizar a pluralidade de ideias, é reconhecida por respeitar as diferenças individuais, promovendo uma formação humanística e investindo em projetos de interesse social, colaborando para o bem-estar de todos, na geração atual e nas futuras.

Veja a linha do tempo que destaca datas importantes e marcantes para os 50 anos de história.

1965 - As atividades de ensino superior iniciam em Joinville com a criação da Faculdade de Ciências Econômicas.

1967 - É criada a Fundação Joinvilense de Ensino - FUNDAJE, pela Lei Municipal nº 871/1967.

1968 - Nasce a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

1969 - É incorporada a Faculdade de Economia, considerada a pioneira no ensino superior da cidade.

1970 - Nasce a Escola Superior da Educação Física e Desportos.

1971 - A denominação FUNDAJE é alterada para Fundação Universitária do Norte Catarinense - FUNC e são criadas as Faculdades de Administração de Empresas e a de Ciências Contábeis. 

1975 - Todas as unidades da FUNC são transferidas para o atual Campus Universitário, no Bairro Bom Retiro, e passam a constituir a Fundação Educacional da Região de Joinville – FURJ, legalizada pela Lei Municipal nº 1423/1975.

1977 - É criado o Colégio de Aplicação, atualmente Colégio da Univille, que adota métodos inovadores no ensino fundamental e médio.

1983 - A pedido da comunidade local, a FURJ estende seu campo de atuação ao disponibilizar o curso de Administração de Empresas em São Bento do Sul.

1989 - São realizadas reuniões com lideranças comunitárias nas áreas econômica e política do município e lideranças da comunidade acadêmica da instituição para rever o Projeto Institucional da FURJ. É criado então o grupo “Rumo à Universidade” com a tarefa de elaborar uma proposta pedagógica que viabilizasse a transformação da FURJ em universidade.

1990 - Surge um perfil de universidade considerado adequado à microrregião cujas características apontam para “uma Universidade original, pequena e de acordo com as necessidades da região”. Em março deste ano, a Carta Consulta para a transformação da FURJ em Univille é protocolada no Conselho Federal de Educação.

1991 - É instalada a Comissão Federal de Acompanhamento do Projeto Univille.

1992 - A Carta Consulta é reformulada e novamente protocolada no Conselho Estadual de Educação, contemplando a visão interdisciplinar de ciência, embasada no holismo crítico, na visão ecológica de mundo, inseridos e partilhados no ensino, na pesquisa e na extensão e, portanto, disseminados em todos os segmentos e em toda a abrangência da nova universidade.

1993 - A Comissão de Acompanhamento é transferida para o Conselho Estadual de Educação, em face da nova legislação. Também no mesmo ano é instalado oficialmente o Campus São Bento do Sul.

1995 - O Conselho Estadual de Educação aprova, por unanimidade, a transformação da FURJ em Universidade da Região de Joinville - Univille.

1996 - No dia 14 de agosto é assinado o Decreto Presidencial de Credenciamento da Universidade da Região de Joinville - Univille, publicado no Diário Oficial da União.

1998 - Inauguração da sede própria do Campus São Bento do Sul.

1999 - É implantado o primeiro curso de mestrado da Univille, em "Saúde e Meio Ambiente".

2001 - O Conselho Estadual de Educação renova o credenciamento da Universidade por meio do Decreto nº 2.658/2001.

2004 - É criada a Unidade São Francisco do Sul.

2006 - Iniciam as atividades do Colégio de Ensino Médio da Univille em São Bento do Sul.

2009 - É criado o Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região - inovaparq.

2010 - Diário Oficial – SC – nº 18.985 - Decreto nº3.689 de 07.12.2010 – Parecer nº223 CEE de 19.10.2010.

2013 - Lançamento do “Projeto Comemore Univille: 50 anos da Educação Superior em Joinville”.

2014 - Nasce o primeiro curso de Doutorado da Universidade, em "Saúde e meio Ambiente".

2014 - Abertura oficial do ano comemorativo dos 50 anos do Ensino Superior em Joinville com destaque para a história da Univille neste processo.

2015 - Comemoração oficial dos 50 anos da Educação Superior em Joinville.

Acesse o site de Comemoração aos 50 anos da Universidade e emocione-se conosco!

[^]