Dois sábados com PROLIJ: Planejamento e gestão de estoque

 
 

 

Período: 10 e 17 de setembro de 2016

Horário: 8h às 12h30 - 13h30 às 18h

Certificado: 20 horas

Investimento: 2x de R$ 121,00

Ministrante: Auceli de Pauli e Sueli de Souza Cagneti

Inscrições até dia 05/09/2016

 

OBJETIVOS:

Módulo I

Conhecer, discutir e contrapor os bonecos Pinóquio e Emília, cujos contexto

     geográficos, históricos e ideológicos determinam a sua transformação em humanos;

    2) identificar aspectos que possibilitem uma leitura literária mais competente;

    3) transitar entre diferentes textos e contextos, ampliando a visão de uma obra lida;

    4) exercitar a competência leitora individual e coletiva.

Módulo II

Sensibilizar para a importância da leitura crítica da produção indígena;
 refletir sobre o esvaziamento da presença do indígena na trajetória escolar;
Promover o contato com a produção literária indígena.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: O mundo lobatiano suas forças libertárias, democráticas e criativas; a personagem Emília e sua inventividade; o mundo de Carlo Collodi e o ideal da Itália Unida; o personagem Pinóquio e seu enquadramento social. Os dois bonecos falantes em confronto, a partir da ideologia que perpassa as suas trajetórias e transformações.

Módulo II: A Literatura Indígena: combinação fecunda entre expressão e conteúdo, entre textos visuais e textos verbais. A expressão dos códigos culturais indígenas. A constituição do acervo de histórias indígenas. A desmistificação das narrativas indígenas e sua presença no processo escolar.

 MINI CURRÍCULO DO MINISTRANTE

  • Sueli de Souza Cagneti

O trabalho de Sueli de Souza Cagneti estimula a curiosidade e inspira leitores, educadores e pesquisadores da Leitura e Literatura não só no Brasil, mas também pelo mundo. No seu pós-doutorado, em 2006, aproximou continentes e culturas quando apresentou as relações entre duas personagens marcantes do saber popular, uma boneca de pano, a brasileira Emília, de Monteiro Lobato, e o boneco de madeira, o Pinocchio, de Carlo Collodi. A academia quis saber mais e a professora Sueli e seu grupo de pesquisadores passaram por congressos, conferências em vários países (Itália, Portugal, Índia, Cuba, Irã, China, Colômbia, México) debatendo a estética e a narrativa dessas duas obras e a pedagogia da leitura. O que é mais notável na trajetória dela é o trato com a pesquisa e a forma como leva a informação e o conhecimento aos que são cúmplices do seu trabalho, leitores-educadores, estudantes e o próprio leitor. Sueli investiga com profundidade e apresenta-nos o tema com uma desenvoltura peculiar, - como o fascínio das histórias que saem dos livros e nos levam aos voos mais longínquos que a percepção e a interpretação podem nos proporcionar -. Mais do que isso, seu trabalho de pesquisa ao longo dos anos vem sendo indicador do novo para as escolas brasileiras. Sua pesquisa foi pioneira ao reler os contos de fadas na sua relação com a pós-modernidade, ao aprofundar o debate sobre a ilustração e a construção da narrativa visual, ao garimpar a literatura infantil juvenil, relacionada à cultura indígena, africana e afro-brasileira. A professora Sueli é assim: irrequieta, de trabalho coletivo, garimpeira e eterna pesquisadora de caminhos ainda  pouco traçados na literatura. É professora, pesquisadora e escritora sobre a estética da Literatura Infantil Juvenil e a pedagogia da leitura. Foi titular na Universidade da Região de Joinville por 28 anos, é Mestre em Letras pela UFSC, Doutora em Letras e Literatura Portuguesa pela USP e fez seu pós-doutorado na Itália. Foi  professora de Pensamento Contemporâneo no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade (Univille). Membro votante da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil e também pesquisadora do CLEPUL - Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa. Foi idealizadora e coordenou o Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil da Univille - PROLIJ, durante  15 anos. Atualmente, coordena as publicações editoriais da série: “Livro dos livros – Resenhas do PROLIJ”. Tem oito livros publicados, entre eles: “Livro que te quero livre”, escrito com Werner Zotz e agraciado com o Prêmio APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte.

  •  Alcione Pauli

Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade e graduada em Letras pela Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, (SC) -, graduada em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba (PR). Na UNIVILLE lecionou entre 2014 e 2015 nos cursos de Letras e Pedagogia as disciplinas Literatura Infantil, Infantojuvenil e Intertextualidade. Trabalha no setor infantil e juvenil da Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin desde 2003 como contadora de histórias e articuladora cultural. Atualmente coordena os grupos de estudo e pesquisa do Programa Institucional de Literatura Infantil e Juvenil (PROLIJ), da UNIVILLE. Na Rádio Joinville Cultural apresenta semanalmente o quadro “Cachoeira: um rio cultural que atravessa a cidade, o livro, a leitura e a literatura”. Atou como contadora de histórias em congressos pelo Brasil e no exterior (Portugal, Itália, China, Índia e México).