Inscrições Encerradas. Caso tenha interesse no curso, clique em inscreva-se para cadastrar seus dados. Assim que o curso for oferecido novamente entraremos em contato! Este processo não gera custos nem torna obrigatória sua participação no curso.

 
 

 

MINI CURRÍCULO DO MINISTRANTE:

Graduada em Psicologia (1993). Psicóloga jurídica desde 2001, atualmente lotada na Comarca de Joinville. Professora de Especialização em Psicologia Jurídica. Professora da Especialização Panorama Interdisciplinar do Direito da Criança e do Adolescente PUC/PR. Membro do Grupo de Estudo e Apoio a Adoção de Joinville. Instrutora em Mediação Familiar pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Mediadora Familiar. Instrutora em Curso de Pretendentes a Adoção. Especialista em Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina. Especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia, Mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos, SP.

OBJETIVOS:

  • Compreender a interface da psicologia com o Direito
  • Reconhecer as diversas ações da psicologia em instituições de caráter jurídico ou que fazem parte do sistema da justiça.
  • Diferenciar as áreas de atuação do psicólogo jurídico.
  • Discriminar os instrumentos teóricos e técnico que subsidiam a prática profissional.
  • Conhecer os programas de reinserção familiar e sua articulação com as políticas social de garantia dos direitos humanos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Introdução à Psicologia Jurídica - Relação da psicologia e o direito, papel do psicólogo jurídico, mudança de paradígma, questões éticas, perícia, laudos e pareceres.
  • A Psicologia Jurídica e as questões da infância e da juventude - Adoção nacional e internacional, processos de habilitação de adoção, abrigos e das crianças abrigadas, destruição do poder familiar.
  • Aplicação da psicologia em processos da vara de família - Alienação parental, guarda, regulamentação de visita, separação e divórcio, psicologia e a mediação familiar.