Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) e o Comitê de Responsabilidade Social

As instituições de ensino superior desempenham o papel articulador e antecipatório na formação de cidadãos e profissionais que atuem de modo inovador, empreendedor e comprometidos com a sustentabilidade socioambiental. A sustentabilidade socioambiental contempla atividades desenvolvidas pela Instituição que visam a conservação, recuperação e melhoria das condições ambientais, sociais e existenciais (MEC, 2015). A perspectiva proposta pelo MEC é coerente com a agenda aprovada em 2015 pela Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

A agenda é detalhada no documento “Transformando o nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”  (ONU, 2015) e propõe a atuação em áreas vitais para a humanidade por meio da articulação entre os 5 Ps:

  • Pessoas:  a mobilização de todos em torno da erradicação da pobreza e da fome e da  garantia que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.
     
  • Planeta: a proteção do planeta promovida por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos recursos naturais e pela adoção de medidas urgentes sobre a mudança climática.
     
  • Prosperidade: a busca de forma para assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.
     
  • Paz: promoção de sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência.
     
  • Parceria: a mobilização dos meios necessários para implementar a agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável baseada na solidariedade e priorizando as necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis.

Por meio desta agenda, a ONU propõe 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que articulam as dimensões social, econômica e social e buscam concretizar os direitos humanos em todo o mundo (ONU, 2015): 

Fonte: ONU (2015)

Em 2004 foi instituído no Brasil um movimento voluntário para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance até 2015 dos 8 objetivos do milênio instituídos pela ONU em 2000. Em 2015, com a nova agenda proposta pela ONU, este grupo passou a se denominar Movimento Nacional ODS Nós Podemos e está presente em todos os estados brasileiros. A Univille integra o Movimento em Santa Catarina e mais especificamente é uma das entidades atuantes em Joinville por meio de seu Comitê de Responsabilidade Social.


Fonte: PDI Univille (2017-2021)