O projeto de extensão universitária “Oficinas Ecogastronômicas Sabor de Sobra” foi destaque na V Reunião Regional do Observatório de Direito à Alimentação na América Latina e Caribe (ODA), ocorrido entre os dias 4 e 6 de novembro, na cidade boliviana de Santa Cruz de Sierra.
 

Na oportunidade, a professora Yoná da Silva Dalonso destacou o importante papel da sociedade brasileira no cumprimento das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) para a erradicação da fome no país, e no compartilhamento dos estudos e experiências universitárias no contexto do direito à alimentação.
 

Única experiência brasileira relatada, o projeto Sabor de Sobra foi ressaltado durante o encontro por se tratar de uma intervenção educativa que tem como objetivo a consciência alimentar e nutricional por meio do máximo aproveitamento dos nutrientes contidos nos alimentos descartados e ou desperdiçados nas várias disciplinas do curso de Gastronomia da Univille. O projeto, que nasceu em 2009, e promove oficinas abertas à comunidade, já atingiu cerca de 1,2 mil pessoas.