Na semana passada, aqui no Blog da Univille, destacamos a importância de fazer um bom currículo na busca por um estágio. Agora, vamos abordar outro ponto crucial na conquista de uma vaga: a entrevista de estágio.  

É nessa etapa que você terá a oportunidade de demonstrar suas habilidades, conhecimentos e personalidade para o entrevistador e, consequentemente, aumentar suas chances de ser selecionado para a vaga. Por isso, preparamos este artigo com 9 dicas essenciais para ajudá-lo a se destacar em uma entrevista de estágio. Confira!  

  1. Faça uma pesquisa sobre a empresa 

Antes de ir para a entrevista, faça uma pesquisa sobre a empresa e a vaga para a qual você está se candidatando. Para saber qual o perfil que uma empresa procura ou precisa em seu quadro de funcionários, é importante entender a cultura da empresa, sua missão, visão e valores, seu posicionamento nas redes sociais, seus principais produtos, clientes e concorrentes, além da função da área para a qual você está se candidatando.  

Saber como você pode contribuir para o crescimento da empresa também é fundamental. Essas informações podem ajudá-lo a se preparar melhor para a entrevista de emprego. As empresas geralmente buscam candidatos que se encaixem em sua cultura. 

  1. Vestimenta 

Para se vestir adequadamente para uma entrevista, é importante considerar o estilo da empresa, geralmente evidenciado em suas redes sociais. Em caso de dúvida, opte por roupas sóbrias e clássicas, como calça jeans e camiseta lisa, ou, em casos de a cultura da empresa ser mais formal, calça e camisa social. 

  1. Conheça suas habilidades e experiências 

Faça uma lista das suas habilidades e experiências relevantes para a vaga que você está se candidatando. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais confiante durante a entrevista e a responder às perguntas do entrevistador de forma mais eficaz. 

Para descrever sua trajetória profissional com clareza, é fundamental ter consciência das experiências anteriores que foram relevantes, assim como dos erros cometidos e das limitações e fragilidades a serem trabalhadas. Ter um plano de carreira, mesmo que de curto prazo, demonstra um alto nível de autoconhecimento. 

  1. Pratique suas respostas 

Pratique suas respostas para perguntas comuns de entrevista de estágio, como "fale sobre você", "quais são suas maiores habilidades" e "por que você quer esse estágio". Isso pode ajudá-lo a se sentir mais preparado e confiante durante a entrevista. 

Candidatos que conhecem as possibilidades de carreira e mostram compatibilidade entre sua personalidade, habilidades e objetivos com a posição pretendida na empresa, terão maior chances na concorrência para a vaga.  

Mas atenção!  

Isso não significa que você deva mentir sobre sua personalidade para ser considerado. Tente encontrar uma ligação entre suas qualidades e habilidades desenvolvidas com as necessárias para a vaga que você está se candidatando. 

  1. Demonstrar respeito aos seus ex-empregadores, mantendo a ética e o sigilo  

Não fale mal de seus antigos empregos ou colegas de trabalho durante a entrevista. Isso pode mostrar uma falta de profissionalismo e pode fazer com que o entrevistador questione sua capacidade de trabalhar bem com outras pessoas. 

  1. Demonstre entusiasmo e interesse 

Mostre entusiasmo e interesse pela vaga e pela empresa durante a entrevista. Pergunte ao entrevistador sobre a cultura da empresa, oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Isso pode mostrar que você está realmente interessado em trabalhar na empresa. Algumas atitudes também podem indicar o seu comprometimento com a vaga e com a empresa. 

Uma das formas mais simples e efetivas de demonstrar interesse é manter o contato visual durante a entrevista. Isso pode transmitir confiança e segurança para o entrevistador, além de mostrar que você está interessado e prestando atenção ao que ele está falando. 

Outra forma de demonstrar interesse é gesticular enquanto fala, mas sem exageros. Isso pode indicar que você está envolvido na conversa e disposto a explicar suas ideias com clareza. 

Por outro lado... 

Existem atitudes que podem prejudicar a impressão que o recrutador tem de você, como olhar mensagens no celular, cruzar os braços ou chegar atrasado, essas atitudes demonstram desinteresse e falta de respeito com o entrevistador e com a empresa. 

  1. Demonstre inteligência emocional 

Chegue à entrevista com antecedência suficiente para se preparar e se familiarizar com o ambiente. Seja educado e cordial com todos os funcionários da empresa, incluindo o entrevistador. Isso pode mostrar que você é um candidato respeitoso e profissional. 

Além disso, é importante ter em mente que a linguagem corporal e as atitudes também revelam muito sobre quem você é e como se relaciona com as pessoas em ambiente de trabalho. 

Algumas dicas são mostrar como está tentando melhorar e que pode aprender com os erros do passado, não ter medo de falar sobre conflitos pessoais e profissionais de forma respeitosa. 

  1. Mostre confiança e segurança 

Durante a entrevista, fale claramente e de forma confiante. Isso pode mostrar que você é um candidato seguro e capaz. Mantenha contato visual com o entrevistador e evite gaguejar ou falar muito rápido.  

O nervosismo pode atrapalhar a entrevista, mas é possível controlá-lo. A preparação é essencial para reduzir a ansiedade, pois te ajuda a mostrar autoconfiança e evitar esquecimentos.  

Se mesmo preparado você ainda sentir que está nervoso tente técnicas de respiração. A técnica 327, por exemplo, envolve inspirar por 3 segundos, segurar o ar por 2 segundos e expirar por 7 segundos. Repetir 10 vezes pode reduzir os sintomas de ansiedade. É possível treinar em casa para sentir os efeitos benéficos. 

  1. Demonstre flexibilidade e adaptabilidade 

Mostre que você é um candidato flexível e adaptável. Esteja aberto a novas ideias e sugestões e esteja disposto a aprender e crescer com a empresa. Isso pode mostrar que você é um candidato que pode se adaptar facilmente às mudanças e desafios. 

Uma entrevista de estágio pode ser uma experiência emocionante e desafiadora. No entanto, com a preparação certa e as dicas acima, você pode aumentar suas chances de se sair bem na entrevista e conseguir o estágio que deseja. Lembre-se de ser você mesmo, mostrar confiança e entusiasmo, e acima de tudo, estar preparado para qualquer pergunta que possa surgir. Boa sorte! 

Univille apoia a empregabilidade 

Você sabia que muitas das dicas desse artigo foram retiradas da página da Central de Relacionamento com o Estudante disponível em nosso site?  

Acessando a página do CRE você fica por dentro de informações preciosas como essas bem como demais informações sobre estágio.  

Faça uma entrevista de treino com a CRE!

Entre em contato por WhatsApp no número (47) 9 8455-0714 para realizar uma simulação de entrevista de emprego. 

Utilizaremos a ferramenta Microsoft Teams para otimizar seu tempo e exercitar a dinâmica da entrevista virtual ou presencialmente. 

Para qualquer outro serviço você pode contatar o nosso WhatsApp geral: 

Aqui você acessa nosso Whats