A Câmara de Vereadores de Joinville promoveu nesta terça-feira (25/05) uma sessão solene para apresentar o Joinvasc à comunidade de Joinville. A cerimônia reuniu os integrantes do programa que, na semana passada, foi eleito a melhor iniciativa em valor saúde no VBHC Prize 2021. O Reitor professor Alexandre Cidral e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Paulo França representaram a Universidade e foram acompanhados pelos médicos Alexandre Longo e Pedro Magalhães, além do Secretário de Saúde Jean Rodrigues da Silva.

No início da sessão, o médico Alexandre Longo apresentou uma linha do tempo do Joinvasc, que iniciou as atividades na década de 90, após a percepção dos médicos neurologistas sobre a quantidade de acidentes vasculares cerebrais (AVC) na cidade de Joinville e a preocupação com os pacientes atingidos pela doença. Entre os dados, Alexandre apresentou alguns dados nestes 25 anos de projeto, como a melhora no desfecho funcional após o AVC e uma queda de 58% na letalidade da doença.

“Nós temos bolsões de AVC em Joinville, dentro dos bairros. Isso é importante que todos conheçam porque nesses bairros eles necessitam de uma maior atenção na prevenção na atenção primária. Isso é muito importante, são dados do Joinvasc”, destacou Longo apresentado o mapa da cidade com os números de AVC.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Paulo França lembrou da parceria da Univille, desde o início do programa Joinvasc, e que a Universidade é a cogestora do programa e da importância das pesquisas científicas, de graduandos e pós-graduandos da Universidade. O professor também apresentou como o Biobanco é importante para investigar e apresentar os fatores genéticos e ambientais, a pré-disposição e recuperação ao AVC.

“Nossos diferenciais, um Biobanco contínuo, associado a dados robustos com armazenamento e seguimento a longo prazo, permitindo compartilhamento e pesquisas colaborativas. A que se destacar que cada paciente, aqui em Joinville, é acompanhado por cinco anos, no mínimo, por ligações telefônicas realizadas pela nossa equipe de enfermagem”, enfatizou.

Na tribuna, o Reitor da Univille enfatizou que o conhecimento é cada vez mais necessário e a ciência baseada em evidências se faz cada vez mais necessária para que as mudanças na sociedade possam acontecer. Lembrou que a Universidade tem este papel devido ao seu caráter comunitário e sua atuação na cidade, como no programa Joinvasc, por exemplo, é o esforço conjunto da comunidade e universidade na busca de soluções para as pessoas.

“É um prêmio de uma comunidade. Uma comunidade que uniu esforços e continua unindo esforços num país que, às vezes. despreza a ciência. Que que às vezes dá as costas para a democracia. Que às vezes esquece o motivo maior de estarmos aqui: que é a melhoria da qualidade de vida da população. Quero reiterar o compromisso da Univille com essa agenda”, enfatizou.

A moção para que o Joinvasc fosse apresentado aos vereadores foi de autoria do vereador Lucas Souza. Em sua apresentação, ele destacou a trajetória do programa durante os anos e que, neste momento, ganha a notoriedade e o reconhecimento científico. Lucas lembrou o papel das universidades comunitárias no desenvolvido do estado e da sociedade.

“A diferença de uma Universidade comunitária é o valor dado à pesquisa, extensão, a ciência, a qualidade de vida da população. Nós precisamos, sem dúvida alguma, cada vez mais enaltecer práticas como essa, como nós temos na pesquisa do Joinvasc e tantas outras pesquisas que nós temos produzidas pela nossa Universidade Comunitária”, disse.

A sessão completa pode ser assistida aqui.