Nesta segunda e terça-feira, 19 e 20, a Univille contará com a programação da Profissionalização Docente Intensiva (PDI'n) - UNINTEGRA. O tema para a edição 2021/2, Competências Educacionais no Mundo Contemporâneo, visa trazer uma reflexão sobre as mudanças que estão ocorrendo no cenário da educação, principalmente no pós-pandemia, fazendo com que as formas de aprender sejam cada vez mais valorizadas e as formas de ensinar busquem o protagonismo dos acadêmicos.

A proposta das palestras é mostrar como acontece o processo de profissionalização docente na Universidade, apresentando a importância deste processo na melhoria do ensino-aprendizagem, e, também, de como esses encontros auxiliam na formação dos nossos docentes e equipes de ensino.

Valéria Cristina Rufo Vetorazz, docente e coordenadora do CIP fala sobre o tema da edição: “os temas trabalhados nesta edição vão de encontro a esta proposta de ensino inovador, pautado nas mudanças de matriz curricular, curricularização da extensão e experiências de boas práticas realizadas por professores da Univille.”

Este é um evento que integra o Programa de Profissionalização Docente cuja missão é promover a continua atualização didático-pedagógica dos professores a partir de estudos, de reflexão e de pesquisa da prática pedagógica da qualidade do processo de ensino e aprendizagem na Universidade. As atividades serão realizadas de forma virtual. A palestra de abertura vai acontecer no canal do YouTube da Universidade, o Univille Play.

Confira as próximas palestras:

19/07 – Segunda-feira – 19h às 21h30

MESA REDONDA – "Competências educacionais nos processos de ensino-Aprendizagem do Ensino Superior no Mundo Contemporâneo"

Ementa: Ensino universitário e metacognição no processo de aprendizagem. Modalidade presencial e Educação a Distância. Tecnologias aplicadas em ambientes diversos. Professor como mediador.

Ministrantes: Profª Jani Floriano, Profª Regiane Piontekwicz e Profº Mário César de Ramos.

Mediadora: Profª Berenice Rocha Zabbot Garcia.

20/07 – Terça-feira – 08h30 às 12h

CAPACITAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

Ementa: O que é Extensão. Práticas Extensionistas. Curricularização da Extensão. Resolução CNE. Arco da Extensão como metodologia de prática. Multi/Interdisciplinaridade na relação com projetos e programas de extensão. Registros. Setores de suporte.

Ministrantes: Profº Luiz Paulo de Lemos Wiese e Profº Haro Schulenburg.

Clique aqui para ter acesso a todos os eventos do UNIntegra 2021.